TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de componente curricular Geométrica

Por:   •  13/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CAMPUS BLUMENAU

DISCIPLINA: BLU 4101 Geometria I

CURSO: Licenciatura em Matemática             TURMA: 01751

PCC II (Pratica como Componente Curricular)

Geometria – Ensino Fundamental

Pamela Franciele Teles

Blumenau

2017

Introdução

Neste trabalho serão feitas algumas observações sobre o livro de Matemática do Ensino Fundamental da Escola Particular Barão do Rio Branco, visando identificar problemas em relação à estrutura didática dos livros em questão, a profundidade dos temas abordados, o modo de apresentação dos temas, a linguagem utilizada no decorrer do capítulo e também a completude do assunto transcorrido.

Assim, objetiva-se uma análise crítica do livro, com sugestões de como melhor poderia ser abordado o assunto, de modo a facilitar o entendimento dos leitores e melhorar a apresentação dos temas.

Análise Crítica

  • Razão entre segmentos de reta e segmentos de reta proporcionais

O autor não define segmento de reta, ele somente mostra o que é o coeficiente de proporcionalidade com um exemplo. Esse assunto ficou bem vago e com vários exercícios que o aluno não teria capacidade de fazer somente com o assunto passado.

  • Feixe de retas paralelas e o teorema de tales

O autor definiu as retas paralelas e as transversais a elas, usou imagem para melhor entendimento do leitor.

Também é demonstrado o Teorema de Tales, o que realmente foi surpreendente sabendo que são raros os livros de ensino fundamental e até mesmo do ensino médio que demonstram algum teorema, tem alunos que saem do ensino médio para a faculdade sem nem saber o que é uma demonstração, o que pode os atrasar um pouco no assunto sem ter essa base. O que também foi bem interessante é que o autor ainda traz vários exemplos de onde esse teorema pode ser aplicado, o que com certeza já mostra para o aluno que não é apenas algo banal que eles nunca vão usar, despertando ainda mais o interesse deles.

  • Figuras semelhantes e figuras congruentes

O auto da uma breve definição e já parte para os exercícios, o qual os alunos não conseguiram fazer sem melhor entendimento do assunto.

  • Semelhança de triângulos

Nesse subtítulo creio que o autor tenha cometido seu pecado mais grave, pois ele basicamente disse que triângulos são polígonos e o que foi estudado para polígonos quase tudo vale para triângulos. Da um exemplo e vários de exercícios. O aluno com certeza vai ficar confuso, pois o autor diz que “quase tudo vale”, ou seja, não define o que vale e o que não vale, então como o aluno vai saber aplicar corretamente as definições. Realmente não foi dada base nenhuma para os alunos conseguirem partir para os exercícios sozinhos.

  • Propriedade fundamental da semelhança de triângulos

O autor traz a demonstração da propriedade fundamental da semelhança de triângulos e o interessante e que usam o Teorema de Tales para isso, dando ainda mais um exemplo de onde pode ser aplicado esse teorema.

Depois o autor ainda mostra onde pode ser aplicado essa propriedade fundamental. Essas aplicações realmente são importantes para o aluno realmente querer aprender esses teoremas e ver que vão ser usados muito no decorrer da sua vida acadêmica.

O autor também traz casos de semelhança de triângulos com definição dos casos: Ângulo ângulo (AA), Lado Ângulo Lado (LAL), Lado Lado Lado (LLL).

O caso (AA) é demonstrado de uma forma bem fácil de compreender, e os outros dois ele apenas mostra por exemplos.

  • Relações Métricas no triangulo retângulo e na congruência

O autor traz uma interessante historia de como os estivadores de corda, usavam a corda para formar um triangulo retângulo e através dele demarcar as terras após enchentes do rio Nilo, onde esse método foi chamado de Relação de Pitágoras.

Essas histórias do começo da geometria são realmente importantes para os alunos sentirem mais conexão com a matéria e aguçar ainda mais seu instinto de curiosidade pelo assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com