TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUINTA COMPETIÇÃO DE PLANADORES DE PAPEL DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA FACEG

Por:   •  20/11/2018  •  Ensaio  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

JOÃO DE DEUS VIEIRA CARRILHO

JOÃO EMANUEL GOMES DE SÁ

QUINTA COMPETIÇÃO DE PLANADORES DE PAPEL DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA FACEG

Relatório parcial

Relatório parcial, apresentado a Faculdade Evangélica de Goianésia no curso de Engenharia mecânica, como parte das exigências da competição de planadores de papel.

Orientador: Prof. Cleber Caetano Thomazi

Goianésia

2018

RESUMO

Um desafio interessante aos estudantes e curiosos é a criação de planadores ou aviões de papel com o objetivo de ver qual voa por mais tempo e com máxima distancia horizontal. Um planador de papel, como o próprio nome já sugere, é feito de papel (no nosso caso será feito de formato a4 e gramatura 75 g/m²) e depende somente do fluxo de ar incidente sobre ele enquanto se movimenta para se manter no ar. No projeto em questão utilizaremos somente por meios de técnicas de dobraduras e cortes, sendo proibida a utilização de qualquer material. O lançamento deverá ser manual e ganhará quem atingir melhor o objetivo final.  


  1. INTRODUÇÃO

Ao atirar um planador de papel pelo ar não imaginamos, mas ele segue as mesmas leis de voo que um avião convencional, ou seja, os de verdade.  O movimento de planadores como os aviões de papel é descrito pela atuação de quatro forças: sustentação, gravidade, impulso e arrasto.

A força de sustentação é a que mantém o planador no ar, sendo gerada pelo movimento do planador através do ar. Ela é entendida através do Princípio de Bernoulli e da Terceira Lei de Newton.

A gravidade é o que faz com que qualquer objeto que seja atirado ao ar, volte à terra. Gravidade é também o que nos mantêm no chão. Nos planadores, a gravidade é uma força contrária à sustentação puxando o avião para a terra.

O impulso é  a força que faz com que o planador avance através do ar. Num planador de papel, o impulso é produzido quando atiramos o planador para o ar.

O arrasto é a força que tenta desacelerar o planador. O arrasto é produzido quando o ar fluiu sobre o planador, provocando atrito.

Para realização do trabalho, foi utilizada uma folha de papel de formato a4, utilizando somente recortes e dobras pra a fabricação do avião.  O ganhador do desafio será o avião que atingir maior distancia horizontal e tempo no ar.


  1. OBJETIVOS

Ao atirar um planador de papel pelo ar não imaginamos, mas ele segue as mesmas leis de voo que um avião convencional, ou seja, os de verdade.  O movimento de planadores como os aviões de papel é descrito pela atuação de quatro forças: sustentação, gravidade, impulso e arrasto.

O trabalho proposto tem o desafio de construir um avião de papel, utilizando somente recortes e dobras e fazer com que ele percorra o maior tempo possível no ar após o impulso e que voe por o maior caminho horizontal possível. A forma em que o avião for construído influenciará o voo.

Além da melhor forma de fazer o projeto, temos que levar em consideração a forma de jogar o planador, visando o melhor ângulo, altura, força de impulso.

O objetivo final será desenvolver as primeiras noções de equilíbrio no ar, aerodinâmica e planagem, relacionando a estrutura do avião com a força do vento. O vencedor será quem atingir mais tempo de voo e maior distância.


  1. REFERENCIA

R, NADIR. Aviões de papel. Disponivel em: .  Acesso em 06 de novembro de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com