TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?

Dissertações: "Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  1.497 Visualizações

Página 1 de 2

“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?

A gestão do conhecimento foi implementada no Brasil a apenas alguns anos nas grandes empresas, mesmo estar sendo utilizada nos países desenvolvidos desde a década de 90, no Brasil esse novo conhecimento chegou a pouco e apenas empresas grandes e multinacionais passaram a utilizá-lo como meio de gestão de seus conhecimentos. Essas empresas entendem que seu maior ativo é o conhecimento adquirido e que ele pode gerar retornos exponenciais, podendo ser utilizados muitas vezes, durante um longo período sem sofrer desgaste ou depreciação já que são ativos intangíveis. Estas empresas tem conhecimento de que toda a empresa deve trabalhar interligada, os setores devem se comunicar, a contabilidade deve estar informada sobre o financeiro, que deve estar informada sobre o comercial e assim sucessivamente.

O grande problema de muitas empresas brasileiras é que seus setores são como núcleos fechados que trabalham dentro de si, utilizando de seus recursos e informações sem se comunicar com os outros setores da organização, deixando assim de compartilhar informações e conhecimentos que poderiam ser úteis e funcionais para ambas as partes, enriquecendo o compartilhamento de experiências, olhando para seus funcionários como ativos e acumulados de conhecimentos tácitos que se bem trabalhados podem vir a trazer grandes conhecimentos explícitos. Com a globalização as empresas tiveram que deixar o mercado estagnado e começar a agir, pensar de maneira rápida, estruturar suas táticas de mercado e revolucionar seus produtos para atender a nova concepção de produto visada pelo novo consumidor.

De acordo com CARVALHO(2003), "As corporações estão se diferenciando umas das outras pelo que sabem" e é a partir dos conhecimentos adquiridos por aqueles que trabalham e exercem suas funções todos os dias na organização, é que a empresa extrairá suas melhores chances de estar crescendo no mercado competitivo e dinâmico que vemos hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com