TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Geração É Essa?

Por:   •  28/1/2018  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo: Seligman, L. (2014), “Que geração é essa? - a constituição do sujeito cultural como experiência estética em Sites de Redes Sociais”

Autor da Resenha: Gustavo Santos, Graduando em Engenharia da Computação

O artigo analisado para a seguinte resenha foi apresentado no Grupo de Trabalho 6 - COMUNICAÇÃO, CONSUMO E SUBJETIVIDADE, do 4º Encontro de GTs - Comunicon, realizado nos dias 08, 09 e 10 de outubro de 2014.

Laura Seligman, Jornalista, Mestra em educação, Doutoranda em Comunicação e Linguagens, professora na Univali/SC, pesquisadora do grupo Monitor de Mídia, editora do periódico Vozes e Diálogo.

No parágrafo da constituição do sujeito

 A autora, baseada nos conceitos de Foucault, inferi que o indivíduo se constitui ao longo do tempo influenciado por meios exteriores, mas voltado para si mesmo, se tornando único.

O parágrafo das impregnações tecnoestéticas na constituição do sujeito mostra as ação das tecnologias por meio de bens culturais e posts nas redes sócias que criam de certa forma uma identidade ligada a esses bens.

As invenções de si

 A autora compreende que o ambiente virtual permite ao indivíduo criar um perfil pessoal melhorando pontos que não lhe são favoráveis, ou até mesmo um perfil completamente distinto da realidade, podendo ser quem ou como ele deseja.

Culturas juvenis

 Laura Seligman aponta que são um produto do ambiente onde vive o jovem, práticas comuns em alguns, não é uma regra que se aplique a todos, pode ser uma característica própria do indivíduo. Esta fase é marcada por conflitos do âmbito familiar com os valores do universo cultural normalmente distinto da família de origem.

Cultura mediatizada

Somos estimulados pela mídia social a consumir ideias, bens culturais ou não, mesmo que não nos interesse, a midiatização da vida através da rede social se tornou comum ao cotidiano.

Procedimentos metodológicos

As categorias utilizadas para observação dos 70 sujeitos de pesquisa que tem entre 15 e 25 anos foram: livros, textos, cinema, televisão, ficção seriada, artes, música e jornalismo, todas elas constituem bens culturais. Estes sujeitos foram divididos em cinco grupos, cada um para um dia da semana (de segunda a sexta-feira), e observadas suas postagens durante 30 dias consecutivos.

Dados observados

Após este período os produtos audiovisuais (Músicas, Ficção seriada, Cinema e TV) somados representam 67% do conteúdo postado pelos sujeitos, mostrando assim que a juventude representada nesta amostra se caracteriza pelo consumo de bens culturais audiovisuais, ao contrário das gerações anteriores em que se predominavam os livros.

Segunda etapa de observação

Em continuidade à pesquisa os sujeitos foram observados por mais 30 dias, porém com foco nos produtos audiovisuais. A partir daí foi possível observar que apesar da idade e da origem simplória de muitos dos observados, predominam os gêneros rock e pop.

Considerações da autora e Critica do resenhista

A partir destes dados a autora conclui que os sujeitos observados, comparados ao conceito tradicional de cultura juvenil - que utilizavam músicas para representar seus ideais, dão preferência à músicas e videoclipes que se relacionam diretamente consigo, antes de pensar no coletivo. A juventude analisada demostra um perfil mais intimista do que de defesa de ideais. A constituição do sujeito no ambiente online mostra aos outros quem ele é ou gostaria de ser, seja romântico ou radical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com