TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Seminário: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Através da necessidade de ocupar uma vaga, ou aumentar o quadro de colaboradores de uma empresa se inicia o processo de recrutamento e seleção. Essa necessidade pode surgir por vários motivos, tournover (planejado ou inesperado), aumento da organização, épocas de sazonalidade e etc.

Para Pontes (2010. P.91) “Considera-se recrutamento o meio de encontrar e atrair candidatos para as posições abertas na organização”

A partir do momento que um determinado setor verificar a necessidade de aumentar o quadro de funcionários, ocupar um cargo disponível, ou seja a necessidade de “mão de obra”, passa para o Recursos Humanos (RH) os requisitos como a formação, experiência e perfil que o candidato precisa ter para ocupar a vaga, possibilitando assim que RH inicie o processo de recrutamento, onde o mesmo pode se classificar em: interno, externo.

Ainda segundo Pontes (2010. Pg. 93) “São duas as fontes de recrutamento: a interna e a externa. Por meio da interna, os candidatos são recrutados na própria empresa e, mediante a externa, os candidatos são recrutados no mercado de trabalho.”. Atualmente as empresas utilizam um terceiro processo de recrutamento que é o misto, feito através da junção dos dois processos, cada um com as suas vantagens e desvantagens.

Mediante a escolha do recrutamento que será utilizado, o RH monta um material que contém os requisitos necessários junto com a data limite da inscrição e divulga a vaga. Para a divulgação podem ser utilizados diversos meios de comunicação, entre eles: cartazes e anúncios na portaria da empresa, sites, revistas, escolas, optando por aquele que mais se adequa ao momento financeiro da empresa.

Após a data limite da inscrição se inicia o processo de seleção, fazendo uma triagem nos currículos avaliando os que mais se adequam aos requisitos e assim, convocar os candidatos para inicios das entrevistas.

Cada empresa opta por modelo de Recrutamento e Seleção, o mais conhecido e utilizado é o que se inicia com uma entrevista/apresentação, passa por dinâmicas e testes de conhecimento e finaliza com uma entrevista do Gestor da área podendo ser no mesmo dia ou em dias alternados.

Na primeira fase o recrutador faz uma apresentação geral da empresa, passando informações como visão, missão e tempo de atuação no mercado, esclarece o perfil necessário para ocupar a vaga disponível e as atividades que serão realizadas. Também é na primeira fase é solicitado ao candidato uma breve apresentação, que contenha informações sobre seus objetivos profissionais e pessoais.

Na segunda fase é selecionada uma dinâmica de acordo com o que precisa ser avaliado no perfil do candidato para o preenchimento da vaga.

Após aprovação nas fases acima o candidato passa para a última, que é a entrevista com o gestor, realizada de forma individual onde tem mais um questionamento detalhado sobre seus conhecimentos e objetivos.

Cada etapa do recrutamento é eliminatória, e para obter uma precisão a decisão deve ser tomada por meio de um processo comparativo entre duas variáveis: os requisitos necessários exigidos para ocupar o cargo e o perfil do candidato. Essas variáveis não podem superar umas as outras se não entende-se que o candidato não tem o perfil adequado para vaga, por não ser tão qualificado ou per ter uma qualificação muito além da solicitada se tornando “superdotado” para o cargo. O candidato escolhido é aquele que possui o maior numero de igualdade entre as duas variáveis tendo as condições e qualificações ideais para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com