TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINAL DE ESTAGIO ELETROTECNICA

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  2.476 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS – IFAM

DIRETORIA DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS E COMUNITÁRIAS

COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

ALAN BRUNO PINTO DE OLIVEIRA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

ALAN BRUNO PINTO DE OLIVEIRA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Sumário

1. INTRODUÇÃO 5

2. DESENVOLVIMENTO 6

2.1. Manutenção de Motores (Indução Trifásica) 6

2.1.1. Medicação da Resistencia de Isolamento 6

2.1.2. Rebobinagem De Motores 7

2.1.3. Identificação Dos Terminais de um Motor 8

2.2. Reparo de Quadro Elétrico 9

2.3. Troca de Motor Danificado de Máquina CNC 9

2.4. Reparo de um Soft – Starter 10

2.5. Manutenção de Rotina na Subestação 11

2.6. Troca de Componentes elétricos 12

3. CONCLUSÃO 14

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 15

5. ANEXOS 16

1. INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na empresa Showa do Brasil, Industria de peças e acessórios para veículos motorizados, que produz amortecedores e pastilhas de freios para motos Honda e Yamaha. A empresa trabalha no sistema seriado ou sistema toyotista, no Brasil a Showa possui dois prédios, sendo a sede administrativa em São Paulo e a sede produtiva no polo industrial de Manaus onde sucedeu o estágio.

Através do CIEE (Centro de Integração empresa-escola), tive conhecimento da vaga oferecida pela empresa. Logo depois de me candidatar a vaga, fui chamado para participar de uma seleção dentro da própria empresa. Fui submetido a testes escritos de português e matemática como também de conhecimentos específicos da área e dinâmicas de grupo.

Depois de uma entrevista com o Gestor, retornei novamente a empresa para entrega da documentação (CPF, RG, CNT, declaração e histórico escolar). Depois de realizar exames admissionais e assinar o termo de compromisso dei início as atividades propostas.

O objetivo especifico deste relatório e descrever as atividades realizadas por mim sob supervisão de um profissional habilitado durante o período de 6 meses, relacionando as atividades realizadas em chão de fábrica com os conteúdos ministrados em sala de aula no curso subsequente de eletrotécnica. As principais atividades a serem descritas são: Manutenção de Motores, Rebobinagem de Motores, Manutenção de Subestação e Reparo de Quadro elétrico.

2. DESENVOLVIMENTO

Durante esses 6 meses na Showa, mostra-se importante destacar, a participação direta em algumas atividades que retomaram os conteúdos lecionados nestes 2 anos de curso. Todas as disciplinas programadas, desde o primeiro semestre até o último, foram aproveitadas em atividades desempenhadas na profissão de eletrotécnico.

Atividades Desenvolvidas:

2.1. Manutenção de Motores (Indução Trifásica)

2.1.1. Medicação da Resistencia de Isolamento

 Finalidade: Esse teste tem como objetivo verifica a condição do isolamento, e o resultado qualitativo do seu registro para estabelecer um valor mínimo de resistência de isolamento de acordo com a NBR -5383 (item 6.8.2).

Entre duas bobinas de fases diferentes deve haver alta resistência, assim como entre qualquer bobina e a carcaça do motor.

 Procedimentos: Esse era um dos testes de rotina realizado com todos os motores que chegavam no laboratório. Para efetuar essa medição se fazia necessário o uso de megôhmetro com um fundo de escala de no mínimo 500V.

Deve-se juntar todos os terminais da máquina e conectar no terminal positivo (+) do aparelho, e o terminal negativo (-) na carcaça do motor.

Aplicamos a tensão de ensaio durante 1 minuto e efetuamos a medição da resistência.

Registro periódicos são uteis para concluir se a máquina está ou não apta a operar. Em os testes tivemos que garantir que a máquina estivesse seca e limpa.

2.1.2. Rebobinagem De Motores

A maior parte dos serviços nos motores elétricos no laboratório de eletrotécnica da Showa concentra-se no rebobinagem. Isso se dava pelo fato de os motores serem muito antigos e como também devido eles serem usados para movimentarem os eixos das maquinas de usinagem, estando assim expostos a fluidos de corte.

 Finalidade: É preciso cautela na hora de trocar um motor que apresentou defeito. Quando um motor falha, a decisão entre a troca e o rebobinamento deverá estar baseada em qual das duas opções trará para a empresa o retorno em menor tempo. No entanto, se o tempo não for crítico, então a política de gerenciamento de motores deverá orientar sobre a reposição ou o reparo do motor, com base no custo mínimo durante o ciclo de vida.

 Procedimentos: A empresa não disponha de uma biblioteca com o diagrama do enrolamento de seus motores, então se fazia necessário proceder de maneira manual.

Começamos por obter as dimensões da base e o número de ranhuras, com essa informação foi possível obter valores de velocidade e potência do motor, que neste caso especifico (4 polos 3CV 36 ranhuras).

Instruído pelo técnico do laboratório escolhemos o enrolamento em cadeia por ser o mais simples para o motor (Trifásico), então procedemos com alguns cálculos e definições.

Prosseguimos por determinar o passo polar que e expressado como número de ranhuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com