TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO MINI CURSO

Por:   •  9/7/2019  •  Resenha  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS

FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

SHISLEIDE TAIS RODRIGUES DOMINGOS

 CONTROLE DE QUALIDADE NA AREA DE ALIMENTOS

MARABÁ-PA

2019

SHISLEIDE TAIS RODRIGUES DOMINGOS

CONTROLE DE QUALIDADE NA AREA DE ALIMENTOS

[pic 2]

MARABÁ-PA

2019

1 Apresentação

        Durante a Semana de Engenharia Química (SEQ), na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), ocorreu no Campus II minicursos.

        No dia 30/05/2019 de 08:00h às 12:00h, teve o minicurso de Controle de Qualidade na Área de Alimentos com a Bióloga Paloma Chaves.

        Paloma Chaves trabalha com Analista de laboratório da VetPlus no setor de microbiologia em Marabá-Pa.

  1. Desenvolvimento do Minicurso
  1. Introdução

No minicurso de Controle de Qualidade na Área de Alimentos, a ministrante Paloma Chaves, Bióloga, do curso escolheu como tema Controle de Qualidade na Industria de Alimentos.

        Ela explicou que um sistema de gestão de qualidade envolve vários estágios além da fabricação e distribuição de alimentos, para tudo funcionar com eficiência depende de vários estágios dos processos.

        A produção, processamento e distribuição são as principais etapas da cadeia produtiva de alimentos.

        No Sistema de Gestão De Qualidade é importante definir os produtos e processos que tem mais impacto no seu negócio e métodos de coleta da informação, controlar o desempenho dos seus indicadores, indicar a qualidade dos seus produtos e processos e ter manutenção e melhoria continua, essas implementações por mais difíceis que sejam tem diversos benefícios, como: o aumento da qualidade do produto, processos mais eficientes, redução de custos dentre muitos outros.

        Para o INMETRO um Sistema de Qualidade, são as estruturas constituídas de procedimentos, responsabilidade, pessoas, processos e recursos necessários para implantação das ações voltadas para a qualidade, sendo assim, é o modelo que define e agrega as funções de qualidade.

        

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

        A Inspeção de Qualidade é uma das principais etapas do Controle de Qualidade pois ocorre por meio da observação e julgamento do produto ou processo, ela ocorre em diferentes estágios do processo desde o recebimento da matéria-prima ao envio do produto final pro consumidor e tem como foco a comparação do produto ou processo com um parâmetro desejado.

        A ministrante deu ênfase que o controle de qualidade esta relacionado com as inspeções realizadas nos produtos e processos, esse é um processo de monitoramento e controle onde são registradas as não conformidades envolvidas em cada inspeção, para que se possa da inicio a um Plano de Ação.

        As medições realizadas durante o Controle de Qualidade tornam-se entradas para o processo de Garantia de Qualidade.

        A Garantia de Qualidade envolve auditorias e analise dos produtos definidos para recomendas ações corretivas ou preventivas.

         A Gestão de Qualidade é a parte final de todo o processo de Qualidade e Segurança do Alimento e é o elo entre o Controle e Garantia de Qualidade e consiste na analise de todos os dados gerados pelas etapas anterios.

[pic 13][pic 14]

        Depois de toda explicação sobre o Sistema de Controle de Qualidade, Paloma deu início outra etapa do minicurso, falar sobre a padronização dos procedimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (321.9 Kb)   docx (177.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com