TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO

Exames: RESENHA PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO

A década de 70 foi marcada por diversas revoluções estudantis e, nesta mesma época, surgem dois jovens visionários que mais tarde de destacariam na história por serem um dos maiores contribuintes da história do crescimento tecnológico, Steve Jobs e Bill Gates.

Steve Jobs, querendo concorrer com a IBM, desenvolveu a idéia de criação de um computador pessoal, abrindo sua empresa, a Apple, na garagem de sua casa.

Após a participação em uma feira consegue disparar no mercado tendo a Apple como destaque, ampliando suas instalações.

Do outro lado Bill Gates, apaixonado por computadores, abre a empresa Microsoft em um quarto de hotel, com a intenção de desenvolver linguagem para computadores de forma simples e fácil de manusear.

Com uma impressionante visão empreendedora e poder de convencimento, Gates se apresenta à IBM oferecendo-os um sistema operacional, o DOS. Na realidade, Gates não o possuía, mas adquiriu o sistema operacional comprando-o de um desenvolvedor para apresentá-lo à IBM e melhorá-lo posteriormente.

Naquele momento, com a recente criação do Macintosh, a Apple se destacava no mercado, sob comando de Steve Jobs, empreendedor estratégico, mas com uma gestão rígida e gananciosa. O Mac foi um inovador projeto que uniu hardware e software, um computador desenvolvido através da interface gráfica do mouse, criados pela empresa Xerox, da qual Jobs absorveu. A partir daí dividiu a empresa em duas equipes, Apple II e Macintosh.

Gates, sabendo da criação de Jobs, o procura com o propósito de unir-se a ele, oferecendo o seu software. Seu verdadeiro intuito era conhecer a nova tecnologia que a Apple desenvolvia para copiá-la e aprimorá-la, criando-se então o Windows. Este foi o marco de Gates, pois o fez adquirir parte da Apple e se tornar o homem mais rico do mundo.

Podemos concluir que grandes empresas, como a Apple e Microsoft, possuem a mesma visão, pois copiam idéias, adquirindo o que já existe para aprimoramento e vendendo-as como idéias próprias. Apesar do destaque que já possuíam, ambas se desenvolveram mais ao se unirem, juntando as mesmas idéias com propósitos diferentes. Jobs e Gates podem ser definidos como grandes estrategistas com visão empreendedora querendo se destacar no mundo, que, embora se revelam como oportunistas, aproveitaram de forma inteligente para acelerar a evolução tecnológica, indispensável nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com