TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "Piratas Do Vale Do Silício"

Dissertações: Resenha "Piratas Do Vale Do Silício". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 4

O filme “Piratas do Vale do Silício” fala sobre a criação dos primeiros computadores e seu desenvolvimento. Seus protagonistas são Steve Jobs, interpretado por Noah Wyle e Bill Gates, interpretado por Anthony M. Hall, donos da Apple e da Microsoft respectivamente.

As histórias de ambos os personagens tem início na década de 70 e são mostradas distintas e paralelamente em suas vidas um pouco antes de criarem suas empresas. Jobs era um rapaz hippie que consumia drogas e contrabandeava “Caixa Azul”, aparelho que realiza ligações gratuitas para todos os lugares do mundo. Enquanto isso Bill Gates jogava pôquer e tomava cerveja com seus amigos, porém já nessa época era fascinado pelo mundo do computador.

Em 1974 é lançado o Altair pela empresa Albuquerque, nesse momento Bill Gates e seu amigo Paul Allen entram em contato com a empresa e oferecem criar uma linguagem para o computador, já que este não possuía e não teria utilidade sem ela, assim surge a linguagem “BASIC”. Não muito tempo depois Gates e Paul criam juntos a Microsoft, entretanto, sem financiadores sofrem dificuldades por serem uma empresa pequena. Enquanto isso Steve Jobs e seu amigo Steve Wozniak desenvolvem um computador pessoal na garagem de sua casa, onde a história da Apple começa.

Ao contrário das expectativas para um computador pessoal, a Apple fez muito sucesso rapidamente, sobressaindo-se sobre outras grandes empresas, uma delas a IBM, que até então não tinha interesse em produzir computadores pessoais, mas logo começou a desenvolver um novo microcomputador que pudesse superar o Apple II. É importante ressaltar as dificuldades da época para com a relação de hardware e software, poderia ser construído um ótimo computador, mas não teria utilidade sem um Sistema Operacional, outro ponto importante é que na época os produtos lançados pelas empresas de computador, incluindo a Apple, só desenvolviam suas criações para funcionarem com elas mesmas, não podendo se “comunicar” com componentes de outras empresas. Situação que continua até hoje na Apple, impossibilitando, por exemplo, que os iPhones se comuniquem por Bluetooth com outros celulares que não sejam iPhones.

O microcomputador que a IBM estava desenvolvendo também precisava de um Sistema Operacional, Bill Gates então fez uma jogada que mais tarde o transformaria em um dos homens mais ricos do mundo. Comprou um SO de uma pequena empresa desconhecida, aprimorou-o e o licenciou a IBM com o nome de “DOS”, a qual também deu um grande passo lançando no mercado uma arquitetura aberta, que é a possibilidade de montar um computador com peças de diferentes empresas. Essa forma de arquitetura gera maior competitividade e concorrência, consequentemente os custos de componentes se tornam mais baratos, além de tornar o IBM PC um “modelo” para a criação de computadores devido a sua flexibilidade, por exemplo, a possibilidade que ele tinha de usar componentes tanto de 8 bits e tanto de 16, capacidade de até 1 MB de memória RAM e funcionava à 4.77 MHz, enquanto sua rival, o Apple II, tinha um processador de 8 bits que funcionava até apenas 1 MHz e possuía só 4 KB de memória RAM.

Steve Jobs, que também via a IBM como sua rival, procurava evoluir mais ainda suas máquinas, usando para isso o princípio: “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”. Assim, depois que soube das criações do engenheiro elétrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com