TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA RECURSOS HUMANOS

Ensaios: PMA RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A Administração de Recursos Humanos surgiu quando as organizações e suas tarefas tornaram-se maiores e mais complexas. Segundo CHIAVENATO (2007, p. 16) as “suas origens remontam ao início do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial como uma atividade mediadora das organizações e as pessoas, para abrandar ou reduzir o conflito industrial entre os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais”. Conforme esse autor, esse processo possibilitou que as organizações e as pessoas deixassem de atuar distintamente.

Por volta da década de 50 houve alteração de alguns conceitos, agora chamada de Administração de Pessoal, tinha como fim maior a legislação trabalhista e a gestão dos conflitos que surgiam permanentemente e não apenas reduzir conflitos e intermediar desavenças. Esse conceito sofreu novas alterações na década de 1960, a partir daí as pessoas passaram a se tornar recursos essenciais em uma organização.

Organização pode ser considerada como um conjunto de recursos reunidos para um objetivo. Isso significa que para que a organização consiga atingir esse objetivo, ela deve saber gerir e orientar seus participantes de forma positiva. E é por isso que durante o trabalho procuramos e pesquisamos sobre diversos temas, tais como: recursos humanos, recrutamento e seleção, clima organizacional, descrição de cargos e funções, enquanto ferramenta de gestão da Área de Recursos Humanos mede o grau de satisfação dos colaboradores sobre os diferentes aspectos da realidade da organização: como o modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional, relacionamento, identificação com a empresa, benefícios, salários e outros.

Cabe ressaltar que entre todas as expressões utilizadas na área de Recursos Humanos, amais comum e mais empregada é a Administração de Recursos Humanos, que ao longo do tempo vem sendo substituída pela expressão Gestão de Pessoas e de acordo com CHIAVENATO (1998) representa a forma com que as organizações procuram desenvolver os trabalhos com as pessoas que atuam em conjunto em plena era da informação, isto é, colaboradores dotados de qualidades, inteligência e principalmente conhecimento, que são capazes de resolver problemas, buscando alternativas para o crescimento da organização e o reconhecimento desta perante a sociedade.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA RCA LOCADORA E TURISMO LTDA

A RCA LOCADORA E TURISMO LTDA RCA, Empresa de sociedade de cotas de responsabilidade limitada, atua no segmento de locação de veículos executivos, vans, ônibus e carros de passeio.

Funcionando desde 2011 no centro empresarial mais moderno de Brasília sua excelente localização possibilita o atendimento a diversos parâmetros da cidade, além do aeroporto e centro de convenções.

Atualmente, a empresa conta com 10 funcionários um Gestor Administrativo, um Gerente Financeiro, três motorista, duas secretarias, uma faxineira e uma telefonista, está há dois anos no mercado, de pequeno porte escolhemos o segmento de locadora de veículos para trabalharmos, pois identificamos que é uma empresa que está começando a pouco no mercado de trabalho e que podemos desenvolver bastante o conteúdo que estamos aprendemos para desenvolver na mesma.

Estruturação do projeto de implantação do setor: Nesta etapa a equipe usou conhecimentos adquiridos no 3º semestre do curso Tecnologia Recursos Humanos que se dedicamos a entender melhor a Gestão de Recursos Humanos, inclusive fazendo pesquisas bibliográficas sobre o assunto a fim de fazerem a implantação de maneira embasada. Para gerir pessoas é necessário no mínimo conhecer as pessoas que serão geridas, a que setor pertence e o que fazem.

Com isso elaboramos um roteiro de diagnostico do processo que estudamos para implantar o setor através de estudos concretos para obter melhor resultado.

1- Recursos Humanos

De acordo com CHIAVENATO (2007), na industrialização clássica surgem os antigos departamentos de pessoal e, posteriormente, os departamentos de relações industriais.

O departamento de pessoal eram órgãos destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego, como admissão, anotação em carteira de trabalho, contagem das horas trabalhadas para efeito de pagamento, aplicação de advertências, medidas disciplinares pelo não cumprimento do contrato, contagem de férias e tudo que fosse referente a verbas salariais.

Logo após, com o surgimento do departamento de relações industriais, acrescentaram-se outras tarefas como o relacionamento da organização com os sindicatos e a coordenação interna com os demais departamentos, mas as pessoas são consideradas apêndice das máquinas e meras fornecedoras de esforço físico e muscular, portanto são pouco valorizadas pelos gestores desse departamento.

O departamento chamado de recursos humanos surge na industrialização neoclássica, que substituem os antigos departamentos de relações industriais e com ele são inseridas novas funções, mais voltadas para as pessoas, como recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais, funções nas quais são realizadas até hoje (MARRAS, 2000).

Os Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas tem várias atividades integradas e dinâmicas que formam os processos de gestão de pessoas as funções desempenhadas no departamento segundo (MARRAS, 2000) no seu trabalho, cada administrador, seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor, desempenham as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, como:

 Planejar;

 Organizar;

 Dirigir;

 Controlar.

Administração de Recursos Humanos (ARH) procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe.

Hoje em dia, o departamento de recursos humanos levou várias outras denominações e com a moderna gestão de pessoas consiste de várias atividades integradas, principalmente no que se refere às políticas e práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas.

1.1-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com