TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleçãi

Monografias: Recrutamento E Seleçãi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 8

Técnicas de Recrutamento e Seleção

Etapa 1

Passo 1

1. Atualmente, as empresas além de terem seus meios de recrutar e selecionar pessoas, é comum a terceirização destes serviços. O ritmo de mudanças em nosso mundo é muito rápido e nas empresas não é diferente.

A cada dia que passa as empresas estão sendo cobradas por melhores resultados, menores custos, inovações e baixo índice de turnover.

Você contrata a pessoa pela sua capacidade. Promove ou demite pelo seu comportamento.

As empresas buscam hoje pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento. Você contrata a pessoa pela sua capacidade e promove ou demite pelo seu comportamento.

E existem ferramentas e cuidados que os recrutadores devem ter em todo processo de recrutamento e seleção.

• Ter a descrição do cargo da vaga em aberto;

• Conhecer os pré-requisitos da vaga em aberto, solicitado pelo gestor;

• Conhecer os principais desafios esperados pela área;

• Ter a percepção correta do perfil comportamental;

• Buscar sempre a participação do solicitante da vaga. Sem esta participação o processo seletivo ficará comprometido.

Os meios de anúncio ou divulgação das vagas, pode ser feitos pelo recrutamento Interno (colaboradores da empresa), Externo (candidatos externo à organização) e Misto (colaboradores e candidatos externos), Sites de empregos, escolas profissionalizantes, faculdades, jornais, consultorias, agências, quadro de aviso dos funcionários e indicação dos mesmos.

2. Neste trabalho abordaremos os processos utilizados de recrutamento e seleção e um plano de ação com estratégias para um processo de sucesso nas empresas.

As empresas de hoje visam um futuro promissor e de sucesso. As exigências do recrutamento e seleção dessas empresas estão cada vez maiores e a procura por pessoas qualificadas aumenta dia após dia.

Recrutar e selecionar pessoas, é procurar profissionais com potencial e competências para cada área, onde devemos escolher os melhores candidatos para preenchimento das vagas.

Atualmente, é usado todo tipo de comunicação para anúncio das vagas e recebimentos dos currículos e candidatos. Cada empresa adota sua forma de anunciar, levando em conta sempre o baixo custo e meios de comunicações mais fáceis para se achar pessoas.

Etapa 2

Passo 1

a) As empresas dão o total valor a quem consegue identificar o real conhecimento das pessoas. É muito difícil achar profissionais capazes de desenvolver as funções exigidas pela vaga em aberto, isto é um trabalho demorado e desgastante para quem recruta. A maioria dos candidatos sabem o que dizer, o que fazer nas entrevistas e querem até mesmo enganar quem está selecionando.

Tão importante quanto recrutar novos candidatos é saber selecioná-los. Quando é feito a escolha de uma pessoa errada, a empresa tem inúmeros prejuízos, também valido quando não escolhe nenhum profissional.

O processo de recrutamento e seleção é uma ferramenta de gestão, quando feito corretamente, garantindo pessoas de alto potencial, competência e qualidade na organização, pois candidatos bem preparados requerem menos treinamento, supervisão e motivação, além de trabalhar mais e da melhor forma.

b) Vídeo Emprego de A a Z a temível entrevista de seleção:

Max Gehringer fala sobre como se comportar em uma entrevista. Dá dicas sobre o que responder, o que não falar, como se vestir e como mostrar para a empresa que vai entrevistar que você é o profissional certo para aquela vaga.

Passo 2

a) As organizações vêem adotando entrevistas com base em competências comportamentais.

A entrevista comportamental é estrategicamente estruturada para investigar o comportamento passado da pessoa numa situação similar da competência a ser investigada. Os diferenciais da entrevista comportamental são: a investigação do comportamento passado do candidato; é planejada com base no perfil de competências; os tipos de perguntas são abertas especificas; perguntas com verbos de ação no passado; as perguntas são planejadas para obter respostas que tenham: Contexto, Ação e Resultado.

O entrevistador provará por evidências comportamentais (exemplos de situações vividas) o que o candidato disse, fez, sentiu e pensou e quais foram os resultados da sua ação em determinada situação.

b) As perguntas para entrevistas comportamentais são perguntas abertas especificas, tendo verbos de ação no passado. Trata-se uma entrevista personalizada. Para cada pergunta comportamental, elabora-se uma entrevista que tem como principal objetivo investigar a presença ou ausência das competências no comportamento do candidato. Essa investigação detalhada e personalizada permite ao recrutador trabalhar com um foco mais definido e com maior objetividade em busca do perfil ideal.

Passo 3

1. Como o dono da empresa tem 3 negócios diferentes (IC Transportes – transportadora; Fildi Hotel – Hotelaria e Posto 3 Vias – Abastecimento), existe 3 colaboradoras e cada uma fica responsável por cuidar do recrutamento e seleção de cada empresa.

Os gestores são responsáveis se fazer o requerimento de cada vaga e justificando a mesma, eles preenchem um formulário com as informações necessárias para a vaga em aberto.

Os anúncios das vagas são feitos em Sites de empregos, escolas profissionalizantes, faculdades, jornais, consultorias, agências, quadro de aviso dos funcionários, que contêm a descrição do cargo, competências, habilidades e experiências (em alguns cargos), salário e benefícios da empresa.

A empresa faz o recrutamento interno, externo e misto.

Para o candidato mandar o currículo, ele tem acesso ao email, site da empresa, deixar o currículo na portaria ou é entregue por algum colaborador que esteja indicando a pessoa.

Quanto ao recrutamento interno, o colaborador que quiser se candidatar para aquela determinada vaga, ele passa por todos os processos: 1º é verificada a sua avaliação de desempenho (se o mesmo estiver de acordo com todas as competências exigidas pelo cargo, passa para a próxima etapa), 2º é feito o teste psicológico e a última etapa que é a entrevista com o gestor. Se caso o mesmo for reprovado, é dado um retorno.

Os currículos são selecionados conforme a descrição do cargo e solicitação do gestor, mesmo assim é entregue para o gestor avaliar se pode marcar entrevistas com as pessoas selecionadas, o mesmo entrega os currículos de sua preferência e é marcado a entrevista.

A entrevista tem a participação do recrutador e o gestor da área responsável por aquela vaga, sendo assim o candidato preenche a ficha de solicitação de emprego (que contêm seus dados pessoais e profissionais), perguntas comportamentais que a pessoa faria em cada situação e por final uma redação “Quem sou eu e como sou”. Depois que o candidato preenche as fichas, é lido pelo recrutador e gestor. Durante a entrevista é feita uma apresentação da função do recrutador e gestor, depois é abordado à descrição da vaga, salário, benefícios, escala, horários de trabalho e é feito a pergunta para o candidato se o mesmo tem interesse naquela vaga, se sim, é feito a entrevista com base no currículo, as fichas preenchidas e as perguntas com base em competências.

Depois de todo o processo é dado um retorno para o candidato e se positivo, é marcado teste psicológico, exames e integração.

Essas informações são confidenciais, não podendo especificar nomes de fornecedores e dados detalhados dos processos.

Bibliografia

PLT 440

Artigo: Introdução ao Recrutamento de Pessoal;

Empresa IC Transportes – Responsável pelas informações Karina Garcia Ortega;

Texto: O Processo de recrutamento e seleção como uma ferramenta de gestão;

Vídeo: Emprego de A a Z a temível entrevista de seleção;

Material: Entrevista por competência;

Material: Perguntas para entrevista;

Livro: Perfil de competências: Construindo o perfil ideal

Orientações Professor Edson Santos. Disciplina Técnicas de Recrutamento e Seleção.

Etapa 3

Passo 1

Ler o artigo Recursos Humanos / Recrutamento e seleção de Pessoas, autora Marcela Emanuele de Oliveira.

Passo 2

Ler o texto As Etapas da Dinâmica de Grupo, autora Renata Marucci.

Passo 3

“ A contratação de pessoas certas para a tarefa é a primeira oportunidade para selecionar funcionários com as características próprias para a satisfação do cliente” (FIORELLI, 2001 p. 214). Segundo CHIAVENATO (1999), a seleção compara, decide e escolhe o melhor candidato com técnicas de entrevistas, provas de conhecimentos ou capacidade, testes psicométricos, técnicas de simulações e dinâmicas de grupo.

Cada empresa tem a sua maneira de recrutar, selecionar e contratar seus colaboradores. Lembrando sempre que as pessoas são à base de tudo dentro de uma organização.

Atualmente, todas as empresas que entende e que tem a forma correta, de recrutar e selecionar compreende a importância e o fundamento que o candidato para ser escolhido deve passar por alguma destas etapas de testes, simulações ou dinâmicas de grupo. Lembrando que para cada cargo/setor é um tipo diferente de testes e etc.

Passo 4

Na empresa IC Transportes, cada cargo tem um tipo de dinâmica de grupo. E escolhemos um cargo que devemos ter uma analise detalhada do candidato. A descrição da vaga:

Função: Operador de Rastreamento.

Escala: Escala 12x36 (trabalha um dia e folga outro).

Horário (diurno e noturno): Diurno das 6h às 18h e Noturno das 18h às 6h.

Atividades a desempenhar: Irá ter contato direto com os motoristas da empresa via telefone e rastreador, dando orientações de rota ou processos a serem cumpridos em viagem dos mesmos.

Requisitos: Ensino médio completo. Faculdade não obrigatória: administração ou logística, experiência em trabalhos de call Center, operador de telemarketing ou contato com clientes.

Competências exigidas: Boa dicção, estratégia, comunicação, relacionamento interpessoal e planejamento.

Dinâmica escolhida para vaga: Criatividade em Vendas.

Objetivo: Observação de desempenho individual numa apresentação de venda.

Competências Observáveis: Criatividade, flexibilidade, bom humor, comunicação, objetividade, empreendedorismo, foco em resultados, pro atividade, planejamento, estratégia, empatia, saber ouvir, etc.

Materiais: Sulfite, canetas, lápis, tesouras, colas, tiras de produtos estranhos para sorteio.

Alguns produtos para serem vendidos: Pente para careca; cadeira com 3 pernas; viagem turística para a favela Rocinha (RJ); pasta de dente sabor de alho; cd com musicas de reggae para freiras.

Nº de participantes: até 12.

Tempo: 40 minutos.

Instruções: Os participantes terão 20 minutos para que, em grupo, preparem uma apresentação de 3 minutos fazendo a venda do produto para os demais participantes, devendo ser criativos e originais, tentando vender e convencer os outros que aquele produto é melhor do mercado.

Fechamento: Pedir para falarem como se sentiram fazendo a venda de um produto estranho, na qual não conhecem.

Depois que os participantes são liberados, é avaliado cada, sendo assim é feita a escolha pelo gestor para a próxima etapa (entrevista individual).

Etapa 4

Passo 1

É muito importante que o colaborador entre na empresa e sinta uma ambientação diferente, uma recepção calorosa de todas as pessoas da organização. Em contrapartida, quando um colaborador entra e escuta as outras dizendo mal da empresa e não estão se importando que aquela pessoa que acaba de entrar, o seu fim dentro da empresa é bem provável, gera uma desmotivação.

A organização precisa estar atenda nas pessoas que estão dentro e que estão entrando na empresa, não valorizando apenas quem entra, mas também quem está dentro dela.

A integração de pessoal é extremamente importante para quem entra na empresa, conhecendo os departamentos, a missão, visão, valores da empresa, as formas de segurança, as regras da empresa, conhecendo os principais clientes, a forma de comunicação, as certificações, e etc. Assim a empresa se torna eficaz e mais competitiva no mercado.

Passo 2

A gestão estratégica de pessoas em organizações empreendedoras busca o envolvimento dos colaboradores na estratégia da organização por meio de um conjunto de ações, envolvidas nos processos de RH, voltadas para odesenvolvimento e a valorização das pessoas.

...

Baixar como  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »