TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Dissertações: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE UNIDERP-ANHANGUERA

CURSO: TECNOLOGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: Técnicas de Recrutamento e Seleção

PROFESSSOR TUTOR PRESENCIAL: Alessandro Borsatti

Fernanda Ferreira de Almeida RA: 411285

Grizane Pamela da Silva Ferreira RA: 421817

Maria Cristina Motta RA: 430116

Queiti Menezes Zain RA: 407684

Eldorado, Junho de 2014

UNIVERSIDADE UNIDERP-ANHANGUERA

CURSO: TECNOLOGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: Técnicas de Recrutamento e Seleção

Fernanda Ferreira de Almeida RA: 411285

Grizane Pamela da Silva Ferreira RA: 421817

Maria Cristina Motta RA: 430116

Queiti Menezes Zain RA: 407684

Trabalho apresentado como critério de avaliação do terceiro semestre, no componente curricular da disciplina de técnicas de Recrutamento e Seleção, do curso Superior de Tecnologia e Gestão de Recursos Humanos, Centro de Educação a Distância da Anhanguera/UNIDERP, pólo de Eldorado – MS, sob a orientação do Professor Tutor Presencial Alessandro Borsatti.

Eldorado, Junho de 2014

SUMÁRIO

Introdução ----------------------------------------------------------------- 04

Justificativa da Contratação --------------------------------------------- 05

Descrição do Cargo ------------------------------------------------------- 07

Fontes de recrutamento a serem utilizadas ---------------------------- 08

Anúncio do Cargo -------------------------------------------------------- 10

Elenco de competências do cargo -------------------------------------- 11

Sugestão de dinâmicas de grupo ---------------------------------------- 13

Considerações Finais ----------------------------------------------------- 14

Bibliografia ---------------------------------------------------------------- 15

INTRODUÇÃO

A disputa pelas melhores pessoas está aumentando de maneira significativa, pois não há um número suficiente de pessoas excelentes. A competição pelos melhores aumentou muito vai continuar aumentando. “Pessoas talentosas podem escolher parar de trabalhar para uma companhia, mas as companhias inteligentes sabem que seu trabalho é manter essas pessoas talentosas trabalhando com elas”.

Ter habilidade para recrutar, contratar e manter não só o capital intelectual, mas o profissional é essencial.

Apenas os melhores lidam de maneira rápida com as mudanças velozes deste Mundo Globalizado, e por isso, a empresa tanto promove os melhores funcionários já internos desta, pois já sabem o caminho do sistema utilizado.

As melhores pessoas, sejam as selecionadas de maneira interna ou externa, terão que ser flexíveis, onde o desejo de descobrir o que os consumidores querem e valorizam e estarão prontas para trabalhar duro a fim de oferecer esse produto ou serviço, com desempenho efetivo.

JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO

Recrutamento e Seleção

O Recrutamento começa quando surge por parte da empresa a necessidade do preenchimento de uma ou mais vagas. O setor responsável recebe o perfil e a qualificação necessária para o preenchimento da vaga.

O Processo de recrutamento de Pessoal precisa ser alimentado por fontes da área de Recursos humanos que estejam interessados na vaga. Para isto é necessário que a empresa analise qual é a real necessidade dessa vaga para a organização.

Segundo Ribeiro (2006), recrutamento é um sistema de informações, que visa atrair candidatos potencialmente qualificados, dos quais serão selecionados futuros funcionários da organização. A função do recrutamento é suprir a seleção de pessoal de matéria-prima básica, ou seja, os candidatos ao emprego. São duas as fontes de recrutamento: interna, na qual os candidatos são recrutada na própria empresa, e externa, quando os candidatos são recrutados no mercado de trabalho.

A seleção compara, decide e escolhe o melhor candidato com técnicas de entrevistas, provas e conhecimento, capacidade, testes psicométricos. As técnicas de seleção são para analisar as características pessoais do candidato através do seu comportamento.

Podemos concluir que enquanto o recrutamento é um processo de coleta de informações, a seleção é um processo de comparação de conhecimento, habilidades, atitudes e decisão sobre os melhores candidatos.

Mercado de Trabalho e Mercado de Trabalho de Recursos Humanos

O mercado de trabalho refere-se às oportunidades quantitativa de emprego em determinada região. É composto pelas ofertas de trabalho e oportunidades oferecidas pelas organizações, as suas características influenciam o comportamento dos candidatos ao emprego e as praticas do RH dentro das empresas.

Mercado de trabalho de RH é um conjunto de pessoas com competências necessárias que se candidatam a determinados empregos, pessoas que possuem capacidades e conhecimentos necessários para exercer o cargo.

Desse modo, o mercado recursos humanos se relaciona intimamente com o mercado de trabalho, pois enquanto este oferta vagas de emprego, aquele demanda pelas mesmas e exige uma qualidade de serviço, capaz de suprir suas necessidades.

Esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com