TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Trabalho Universitário: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

POLO ARACAJU - 7265

ALEXANDRE EMILIO ROCHA DE JESUS RA 401013

CRISTIANE DOS SANTOS RA 396256

ELISANGELA LISBOA DE MORAES MENDONÇA RA 398464

IOLANDA PROCÓPIO DE JESUS CARVALHO RA 391394

SELMA DE ANDRADE RA 394190

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROFESSORA - MA. IRMA MACÁRIO

Turma E 30 – 3º Semestre

ARACAJU-SE

JUNHO/2013

1. INTRODUÇÃO

Essa etapa da ATPS tem como objetivo mostrar o trabalho de Recrutamento e Seleção nas empresas, tendo em vista que cada empresa tem seu segmento, mas para o Recrutamento de Pessoal a finalidade é a mesma.

Veremos que o papel do selecionador no processo de seleção dentro de uma empresa é de fundamental importância.

Esta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina de Técnicas de Recrutamento e Seleção abordará conteúdos programáticos e didáticos, tendo por base o PLT, que nos proporcionou enquanto equipe direcionarmos a divisão das tarefas do trabalho proposto, implementando os conceitos abordados na própria disciplina, com foco no objetivo comum da equipe.

O ritmo de mudanças em nosso mundo é muito rápido e nas empresas não é diferente. A organização de hoje visa um futuro promissor e de sucesso. As exigências do recrutamento e seleção dessas empresas estão cada vez maiores e a procura por pessoas qualificadas aumenta dia após dia.

O recrutamento visa atrair os candidatos com capacidade para ocupar os cargos oferecidos. Segundo Chiavenato (1994, p.193) o processo seletivo é importante por que funciona como cartão de visita da empresa diante dos candidatos.

Neste trabalho abordaremos os processos utilizados de recrutamento e seleção pelas organizações.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O Recrutamento é a fase da procura de candidatos. É um papel típico do RH, que tem por desafio atrair os melhores candidatos à empresa, explorando todas as fontes de recrutamento disponíveis.

Também, segundo Chiavenato (2004) “recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”

Seleção: Consiste na escolha e tomada de decisão do candidato que ocupará o cargo disponível. Seleção é na verdade já a fase do “afunilamento” do processo de escolha do candidato.

A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido e do outro lado, o perfil das características dos candidatos que se apresentam, (Chiavenato, 2004).

Ainda, de acordo com (Chiavenato, 2006), a seleção de recursos humanos por ser um sistema de comparação e de escolha, deve apoiar-se em algum padrão ou critério para ter validade.

2.2 CONCEITUAR MERCADO DE TRABALHO E MERCADO DE RECURSOS HUMANOS

Mercado de Trabalho: é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, é o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provocam o surgimento e as condições dessa relação.

Mercado de Recursos Humanos: Conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo.

É importante a contratação de um profissional para a implantação do setor de Recrutamento e Seleção, devido a fatores como a atual exigência do mercado de trabalho que procura cada vez mais, profissional preparado e qualificado.

3 JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO

As organizações contratam um profissional de Recursos Humanos, para a implantação de um setor de recrutamento e seleção, pela grande contribuição que um profissional desta área pode ofertá-la como contribuindo corretamente numa seleção de um novo colaborador.

Com a grande competitividade do mercado, hoje as grandes empresas buscam e admitem um profissional com um bom conhecimento de recrutamento e seleção.

A empresa, que hoje não dispõe de um profissional de Recursos humanos no seu quadro, está correndo um grande risco de acarretar desgastes e prejuízo incalculáveis, como também desperdícios imagináveis.

A implantação de um setor de recrutamento e seleção dentro de uma organização contribui bastante para um melhor processo seletivo, sendo de suma importância para o desenvolvimento e crescimento daquele empresário que busca a eficácia e a competência do seu colaborador.

Conhecendo o mercado e a crise econômica que atinge a muitas organizações, a contratação de um profissional de recrutamento e seleção, provavelmente dará a elas a esperança e talvez também a certeza, que tendo um bom quadro de funcionários, estas organizações não despencarão, e pelo contrário estarão à frente nesta luta acirrada que é a da concorrência.

4 DESCRIÇÃO DO CARGO

4.1 FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE CARGO

Cargo: ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS

Missão do Cargo: Executar tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa

Responsabilidades: O Analista de recursos humanos terá como responsabilidades dentro da organização, administrar as atividades da área de recursos humanos e departamento de pessoal, administração salarial, treinamento de funcionários, folha de pagamento, benefícios, registros e relatórios sobre os funcionários de sua esfera administrativa.

Elaborar e/ou coordenar as pesquisas de satisfação e oportunidades de melhoria, coordenar a elaboração e manutenção de planos de cargos e salários, acompanhar e controlar os programas de treinamento dos empregados. Pode participar e/ou acompanhar negociações de acordo coletivos de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com