TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção

Trabalho Universitário: Recrutamento E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMETO - APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA 4

2.1. Justificativa Da Contratação 4

2.2. Conceito de Recrutamento e Seleção 4

2.3. Mercado de trabalho (MT) X Mercado de Recursos Humanos (MRH) 5

3. DESCRIÇÃO DO CARGO 6

3.1. Modelo De Requisição De Pessoal: 8

4. FONTES DE RECRUTAMENTO A SEREM UTILIZADAS 9

5. ANÚNCIO DO CARGO 9

6. ELENCO DE COMPETÊNCIAS DO CARGO 10

7. SUGESTÕES DE DINÂMICAS DE GRUPO 12

7.1. Dinâmica 1 - A Missão 12

7.2. Dinâmica 2 - O importante não é o que se fala, mas como se fala 13

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

A presente proposta de contratação de um Analista de Recursos Humanos para a empresa Brasil Confecções visa fundamentar a importância de um setor de gestão de pessoas, bem como mostrar sugestões de ferramentas que podem auxiliar no processo de recrutar e selecionar o melhor candidato.

Em razão do crescimento da empresa em questão, hoje considerada uma empresa de grande porte, que atua no mercado interno e também externo, com exportações para os EUA e Europa, viu-se a necessidade de implantar um setor voltado para o cuidado de seu bem maior: seu capital intelectual.

Tal setor será responsável pela integração dos objetivos da organização com as aspirações e sonhos dos respectivos colaboradores e parceiros, pois as pessoas e as organizações constituem uma relação de mútua dependência onde deve haver benefícios recíprocos.

2. DESENVOLVIMETO - APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

2.1. Justificativa Da Contratação

De forma muito assertiva, o Sr. Armando, fundador da empresa Brasil Confecções, enxergou a necessidade de criar em sua empresa o departamento de Gestão de Pessoas.

De acordo com CHIAVENATO (2004), o terceiro milênio trouxe uma veloz e intensa quantidade de mudanças no ambiente organizacional e nas pessoas, com tendências modernas como globalização, tecnologia, conhecimento, competitividade entre outras, e, tais tendências afetam a maneira pela qual as organizações utilizam os seus colaboradores. Daí surge a necessidade de manter um departamento que cuide das pessoas e consequentemente, dos objetivos gerais da organização, pois as organizações dependem das pessoas, ou seja, do seu capital intelectual para tingir seus objetivos.

Para encontrar um profissional que atenda às expectativas da organização e possa comandar um setor de tamanha importância, se faz necessário um bom recrutamento e seleção.

2.2. Conceito de Recrutamento e Seleção

Segundo FIDELIS (2007), o recrutamento é o meio pelo qual a organização divulga a vaga disponível a fim de atrair candidatos que atendam o perfil do posto de trabalho. Já a seleção é a etapa de escolha dos profissionais que responderam ao recrutamento. Em resumo, o processo de recrutamento e seleção busca conciliar a necessidade de um profissional qualificado para a empresa com a oferta do mercado de trabalho e de RH.

Para CHIAVENATO (2004), recrutamento é o meio de divulgar uma vaga no mercado de trabalho e atrair vários candidatos qualificados para disputá-la. Já a seleção é uma espécie de filtro que permite a escolha do profissional que melhor se encaixa nas características desejadas pela organização.

Em termos gerais, concluímos que recrutamento é uma atividade de divulgação que convida profissionais que se encaixem no perfil estipulado pela empresa. E a seleção é uma atividade de escolha, onde a empresa decide quem, em sua opinião, é o candidato que mais atende aos requisitos da vaga e ao perfil da empresa.

Mas, para que tudo isso aconteça, a empresa precisa conhecer os meios pelos quais ela pode encontrar os profissionais a quem procura. Partindo deste princípio, podemos indicar os dois tipos de recrutamento existentes: o recrutamento interno e o externo.

Ainda segundo FIDELIS (2007), recrutamento interno é a divulgação da vaga dentro da própria empresa, dando chance de promoção e/ou transferência para àqueles que já fazem parte do quadro de funcionários.

Já no caso do recrutamento externo, CHIAVENATO (2004) diz que este tipo de recrutamento é o ato de buscar pessoas no mercado de recursos humanos (MRH), ou seja, fora da organização, com o intuito de trazer novas experiências e habilidades para dentro da empresa.

2.3. Mercado de trabalho (MT) X Mercado de Recursos Humanos (MRH)

A julgar pelo nome, parece se tratar de uma mesma definição, mas os mercados citados acima são distintos e contam com as seguintes particularidades:

“O mercado de trabalho (MT) é composto pelas ofertas de oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações. Toda organização – na medida em que oferece oportunidades de trabalho – constitui parte integrante de um MT.” (CHIAVENATO, 2004, p.102)

O MRH - ou mercado de candidatos - se refere ao contingente de pessoas que estão dispostas a trabalhar ou que estão trabalhando, mas dispostas a buscar outro emprego. (CHIAVENATO, 2004, p.108)

3. DESCRIÇÃO DO CARGO

Em vista da importância da vaga a ser preenchida, é relevante ressaltar quais são os principais requisitos para um candidato alcançá-la e quais são as principais atividades e responsabilidades do cargo de Analista de Recursos Humanos, visando dar ao solicitante da vaga uma visão geral do que ele pode esperar desse profissional e quais as competências e habilidades que o mesmo deve possuir.

Para Chiavenato (2004), a descrição de cargos é o momento em que se alista o que o ocupante do cargo faz, como e quando faz, em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com