TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Didaticos E Tecnologicos

Trabalho Universitário: Recursos Didaticos E Tecnologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como podemos definir tecnologia? Cite cinco exemplos de tecnologia.

R: Segundo Goldemberg tecnologia “È o conjunto de conhecimentos de que a sociedades dispõe sobre ciências,arte industriais ,incluindo os fenômenos sociais e físicos ,e a aplicação destes princípios de produção de bens e serviço “.Portanto podemos dizer que tecnologia é o conjunto de conhecimentos e princípios científicos que o homem aplica a planejamento e construção e a utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade.Podemos destacar alguns exemplos de tecnologia como :computador , telefone ,radio ,satélites ,internet e suas ferramentas,celular.

2. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas.

R:A introdução de novas tecnologias trouxe significativa bem feitoria para o cotidiano do homem moderno .

*A prova disso é que os trabalhos que antes eram feitos manualmente ,agora são feitos por maquinas de alta tecnologia,que agiliza a produção em massa(fabricação de roupas e sapatos.que eram feita artesanalmente hoje é produzida em larga escala.

*A forma de se comunicar tornou-se mais ágil ,o que levava dias,pois a forma de se comunicar era através de telegrafo,carta ,hoje ocorre em questão de segundo com as mensagens de celular, redes sociais ,telefone ,e-mail etc..

*Outro exemplo da contribuição da tecnologia para o homem ,foi a dominação de uma das forças mais incríveis da natureza ,a eletricidade .com a eletricidade ,tudo mudou .A invenção da lâmpada dilatou o tempo e fez com que as noites se tornassem produtivas.

3. Como podemos identificar as transformações que a tecnologia provoca em nosso cotidiano?

R: Os avanços da tecnologia e o advento da internet trouxeram impactos inimagináveis para a sociedade.Estamos diante de uma sociedade conectada ,com e-mails,celulares,palms,chats ,etc.,ferramentas que até pouco tempo não faziam parte do nosso cotidiano de trabalho e lazer.Neste novo cenário de mudanças tecnológicas nos deparamos com novos desafios e com novas formas de relacionamento que afetam o comportamento humano e conseqüentemente todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento da sociedade.

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente sobre dois recursos independentes e dois dependentes.

R:Recursos didáticos independentes :são aqueles totalmente auto suficientes para a transmissão de determinadas idéia ou conteúdo podemos citar alguns exemplos destes recursos

 Cartaz :material visual contendo uma mensagem que pode ser expressa por uma ilustração ,pode conter uma frase relacionada com a figura ,é um recurso que pode concretizar ou sistematizar idéias ,mostrar etapas,auxiliar o leitor,sensibilizar para temas desejados.

 Historia em quadrinhos :são formado por seqüências de quadros que utilizam dois códigos de signos gráficos imagem e a linguagem escrita, unindo dois tipos de arte –literatura e desenho.

Recursos didáticos dependentes:esse tipo de recurso ,dependem de algo mais para que possam ser utilizados de forma adequada e eficaz.Podemos apresentar como exemplo desse recurso:

 Rádio: é um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira ,seus programas atingem um larga faixa etária, além de serem aceitas por todas as classes sociais,o radio é capaz de exercer função educativa,além de entretenimento .

 Computador :é um equipamento que recebe ,guarda ,manipula e emite dados e símbolos ,cujas principais características são:acessa e armazena grande quantidade de informação,segue automaticamente instruções,instruções longas e complexas para a solução de problemas.

5. Faça uma leitura atenta dos textos e escreva com suas palavras o que é tecnologia educacional.

R:A tecnologia Educacional pode ser descrita como a aplicação de recursos tecnológicos ,visando o desenvolvimento da educação e facilitar o acesso a informação.Procura resolver os problemas educacionais ,bem como garantir a qualidade do mesmo ,a tecnologia da educacional utiliza os modernos meios de comunicação ,recursos audiovisuais ,organização da sala de aula e métodos de ensino.

UNIDADE 2

EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: APORTES TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base na leitura desta unidade e, também, em estudos anteriores, destaque as ideias principais sobre a teoria construtivista.

R:A teoria construtivista é fundamenta na idéia de o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio em que ele vive ,partindo do principio de que a interação é que propicia o desenvolvimento da autonomia do individuo,por meio de exploração , descobertas e reflexões .

A teoria construtivista acredita que o individuo constrói o conhecimento de dentro para fora baseando-se em experiências de fundo psicológico .O construtivismo procura explicar o comportamento humano em uma perspectiva em que o sujeito e o objeto interagem em um processo que resulta na construção e reconstrução de estruturas cognitivas.

O construtivismo considera que a inteligência do homem não é inata ,nem o sujeito é passivo sob a influencia do meio ,ele interage ,com estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento de forma cada vez mais elaborada .

2. A teoria construcionista, de Seymour Papert e o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição, descrito por José Armando Valente, está relacionado com a teoria piagetiana (construtivista). Como podemos identificar essa relação?

R:A teoria construcionista,propõe que o sujeito constrói

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com