TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS DIDÁTICOS TECNOLOGICOS

Exames: RECURSOS DIDÁTICOS TECNOLOGICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como podemos definir tecnologia? Cite cinco exemplos de tecnologia.

R: Tecnologia num modo geral é a produção de bens, métodos ou técnicas para facilitar a nossa vida e tornando mais agradável.

Exemplo: Computador (notebooks, tabletes), televisão, celular, internet e micro-ondas.

2. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas.

R: Aviões facilitando no deslocamento, por ser mais rápido e seguro. Energia Elétrica: hoje não conseguimos viver sem ela. Internet: para buscar informações, para comunicação, redes sociais, entretenimento até para diversão.

3. Como podemos identificar as transformações que a tecnologia provoca em nosso cotidiano?

R: Em todos os aspectos, desde os de comunicação, como para trabalhos, para localização, tudo que torne o cotidiano mais prático, comunicativo e trabalho mais leve.

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente sobre dois recursos independentes e dois dependentes.

R:

• Recursos didáticos independentes: são recursos que não dependem de aparato tecnológico

Cartaz: Um material visual que pode contribuir ou sistematizar ideias, pode ser elaborado pelo professor, pelo aluno ou em conjunto.

Jornal: Dedicado á divulgação de informação, notícias e opiniões, que tem como objetivo atingir o grande público em tempo curto.

• Recursos didáticos dependentes: quando dependem de outro aparato tecnológico para que possam ser utilizados.

Rádio: Um veículo de comunicação, é um instrumento de disseminação de informações.

Computador: É um equipamento que recebe, guarda, manipula e emite dado e símbolos.

5. Faça uma leitura atenta dos textos e escreva com suas palavras o que é tecnologia educacional.

É o planejamento organizado que utiliza os meios modernos de comunicação. Tem como objetivo tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, a tecnologia educacional é a aplicação de técnicas para a solução de problemas educativos, procura controlar o sistema de ensino e aprendizagem, zelando para um ensino de qualidade preocupando com as técnicas e a realidade dos educandos.

UNIDADE 2

EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: APORTES TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base na leitura desta unidade e, também, em estudos anteriores, destaque as ideias principais sobre a teoria construtivista.

R: O construtivismo considera que a inteligência do homem não é inata, nem o sujeito é passivo sob a influência do meio, ele interage com os estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.

Para que o indivíduo seja ativo na construção do seu conhecimento e desenvolva novas habilidades, é necessário que ele compreenda o que faz e não ser apenas um mero executor de tarefas propostas.

O erro também é considerado uma fonte de aprendizagem de fundamental importância, na tentativa de corrigir um erro, o aluno conserva os resultados de sua experiência e propõe soluções para o problema proposto levando á construção do pensamento, do raciocínio e do conhecimento.

2. A teoria construcionista, de Seymour Papert e o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição, descrito por José Armando Valente, está relacionado com a teoria piagetiana (construtivista). Como podemos identificar essa relação?

R: Nas duas teorias o aluno aprende com os erros é a aprendizagem é significativa.

3. Qual é o papel dos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem em ambientes informatizados?

R: Os professores tem que ser consciente da importância de seu papel no processo de construção do conhecimento pelo aluno, entendendo os alunos como sujeitos ativos e não como repetidores de informação.

4. Investigue a prática pedagógica realizada nas escolas, em ambientes informatizados, e faça uma análise crítica sobre os resultados. Essa investigação pode ser realizada na própria escola ou junto a um aluno matriculado no ensino fundamental

R: Os alunos aprendem a fazer planilhas, jogam jogos pedagógicos, treinam a escrita e outros.

UNIDADE 3

COMPUTADORES E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Aponte a diferença entre as propostas de inserção do computador no processo educacional dos Estados Unidos, França e Brasil e posicione-se a respeito.

R: Nos Estados Unidos, os professores assumiram a disciplina de informática, implantados com o objetivo de minimizar o “analfabetismo em informática”.

Na França o objetivo do programa de informática na educação não foi propriamente promover uma mudança de ordem pedagógica, mas sim a preocupação com a formação dos professores.

No Brasil o papel do computador é o de provocar mudanças pedagógicas profundas, em vez de “automatizar o ensino” ou preparar o aluno para o uso técnico do computador, leva em conta o desenvolvimento do ser humano e não sua automação.

2. Você reconhece o computador e a Internet como uma ferramenta de apoio ao processo educacional? Justifique.

Sim, é uma forma de entreter os alunos de atraí-los para uma aula diferente onde se possam adquirir conhecimentos sobre vários assuntos, é uma possibilidade de pesquisas entre professores e alunos dentro e fora de sala de aula, a internet e o computador é uma ferramenta incrível se usada corretamente e auxiliam sim na aprendizagem.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com