TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos didaticos e tecnológicos

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

 UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

1.Pautando-se nos textos estudados nesta unidade 1, diferencie tecnologia de tecnologia educacional.

 Celular, tablet, computador,onibus trens, metros, etc, tudo o que surgiu após ou com a ajuda dos homens.

 A tecnologia pode ser tudo isso tambem que ajude e facilita a vida dos estudantes.

2.Explique como surgiu a tecnologia e como podemos aprender com ela.  

 A tecnologia surgiu quandos os homens começaram a criar coisas e objetos que facilitace a sua. hoje a tecnolgia nos tras muitos beneficios, opdemos aprender muito, com aulas virtuais e faculdades a distância.

3.O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Argumente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

 Educação: Sites que auxilam o professor nas atividades pedagogicas, internet q facilita em pesquisas; e o computador que facilita para a apredsentação de trabalhos.

 Saude: Rapidez na cura de doenças, qualidade para descobris novas doenças, ecografias em 3D, etc.

 Comunicação: Sátelitas que transmitem noticias do mundo todo, recursos que nos permitem comunicação a longa distancia com muita rapidez e agilidade.

 Transporte: Otimos carros, com bons preços, graças ao avanço da tecnologia, camera de vigilancia nas ruas.

 Ciencia: Robos, energia sustentavel limpa, impressão 3D.

4.O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes? Responda e apresente três recursos independentes e três dependentes, esclarecendo como utilizá-los na sala de aula.

 Independentes: São meios de comunicação sem recursos tecnolicos ex: jornal, revistas, livros, cartazes, etc; e que explicam ao aluno que não é necessário de outro meio.

 Dependentes: São meios que precisam de outras fontes, como internet, computador, videos, etc.

5.  Por que devemos ter cautela em relação ao aspecto inovador da tecnologia em ambientes de aprendizagem?

Por  quanto mais tecnologia uma pessoa tem, com recursos mais rapido, ela não se interessa-rá emfazer uma pesquisa como antigamente.

6. Assista ao vídeo no Youtube, sobre a evolução da comunicação humana e faça uma análise sobre o avanço da tecnologia e sua importância para a evolução humana.  

Para assistir o vídeo, acesse o link do vídeo “História da Comunicação Humana”:    HYPERLINK "http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A" \t "_blank"  http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A 

 Quanto mais os anos passaram mais o homem sentiu vontade de evoluir, começou com os desenhos, e ao longo dos anos foipassando por diversas atualizações e inovações, como o radio o celulara tv a internet, etc. E graças a essas tecnologias e evolução o mundo ganhou muitas coisas boas como energia limpa, enormes ganhos na ciencia, etc; e o mundo cresceu cada vez mais.

7. Defina o que são “nativos e imigrantes digitais?” Explique como cada um deles pode aprender com as tecnologias.

 Nativos digitais: São aqules qeue ja usão a internet desde de criança, e dependem dela para tudo.

Imigrates digitais: São os que não tinham a tecnologia como parte de sua vida, e hoje depende dela para algo.

  UNIDADE 2

EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: APORTES TEÓRICOS

1.Descreva as vantagens e desvantagens do uso do computador nas escolas. Justifique sua resposta.

 Vantagens: Com a tecnologia o professor pode mostrear aos alunos imagens, videos, filmes, etc; ajudandono apredizado dele. E pode fazer uma aula diferencial com jogas, graficos etc.

 Desvantagens: com o computader eles teram mais chances de não prestar a e atenção no que o professor está falando. E teram menos socialização com os demais alunos.

 2.O que é alfabetização digital? Pesquisa na internet para aprofundar seus conhecimentos e fundamentar a sua resposta. Referencie a fonte de pesquisa.

 Quando crianças nos alfabetizamos, mas depois da chegada da internet, computados e tecnologia, temos que nos alfabetizar digitalmente, ou seremos considerados analfabetos digitalmente.

        Fonte: Yahoo/ Cmais.com.br

3.Destaque as principais ideias referentes ao papel e ao uso da Internet em sala de aula, enfocando a função do professor e dos alunos na utilização dos recursos que ela oferece.

 A internet tem como papel auxiliar o professor e aluno nas pesquisas, mas só de auxiliar, não de se tornar uma máquina de educação e tomar o papel do professor.

4. Faça um breve histórico sobre o surgimento do World Wide Web (www), considerando os textos da unidade e, também, suas pesquisas na Internet.

 Publicado em 1991, trouxe a internet um meio que permitia navegar pela rede usando textos, imagens e som, determinados hipertextual e hipermidia 2; o que gerou documentos chamados de home pages ou web sites, com endereços exclusivos, o www tem alcance mundial e de grandes proporções, e se tornou indispensável a vida humana ex: negocios, educação, recreação, pesquisa, armazenamento, processador e distribuidor de energia.

5. Como você utiliza a internet, no dia-a-dia, ou seja, que sites visita e que tipo de informação costuma acessar? Tais acessos contribuem para sua educação e formação?

 Com frequencia, uso mais sites de pesquisa ex: google, yahoo, etc; mas também vejo email, rede social, mas auguns me ajudam na formação de minha educação, poi dão motivos importantes.

6. Com base na leitura desta unidade e, também, em estudos anteriores, destaque as ideias principais sobre a teoria construtivista.

 O construtinismo considera que a inteligencia do homem não e inata, e que o homem interage com o mundo para elevar seus proprios conhecimentos, gerando assim mais conhecimento.

 E é uma pratica muito usada na sala de aula, mas que ainda precisam de amadurecimento e possuem quatro ideias para se desenvolver: esquema, assimilação, acomodação e equilibrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com