TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Didaticos Tecnologicos

Dissertações: Recursos Didaticos Tecnologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  4.095 Palavras (17 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 17

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

1. Como podemos definir tecnologia?

Resp: Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

2. Como podemos definir tecnologia educacional?

Resp: Podemos definir Tecnologia Educacional, como o a prática de variados recursos tecnológicos que contribuem positivamente para o desenvolvimento da área educacional, promovendo também maior acesso à informação. Ao longo dos tempos, muitos foram os recursos tecnológicos utilizados para a otimização do aprendizado na escola. Atualmente os softwares, equipamentos de informática (sobretudo computadores portáteis) com acesso à internet e a própria internet; são elementos indispensáveis dentro de um estabelecimento de ensino e/ou para a preparação da e/ou para aula de docentes e discentes.

3. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

Resp:

 Educação

1. Rapidez e qualidade na obtenção da informação; 2. Apresentações multimídia; 3. Sites que auxiliam os docentes em atividades pedagógicas. Tudo possível, através do desenvolvimento da Internet e adequação das mídias existentes à criação da Internet; cujo surgimento também construiu alguns conceitos dentre eles; o de rede, onde todas as pessoas e assuntos estão interligados de alguma forma.

 Saúde

1. Eficiência na descoberta e tratamento de doenças, 2. recursos para uma melhor atendimento, 3. infra-instrutora nos locais de atendimento. A evolução da tecnologia propiciou o surgimento de equipamentos para detectar determinadas doenças, até antes de sairmos da barriga das mães, proporcionou também a criação de medicamentos para curar ou controlar determinadas doenças, o que dá ao ser humano mais longevidade com qualidade de vida, todo esse aparato (de equipamentos, softwares, metodologias de aplicação de tratamento e com profissionais qualificados e treinados para manusear as ferramentas disponíveis) constitui uma infra estrutura necessária aos estabelecimentos (hospitais de grande porte) e unidades (básica e/ou de menor porte) de saúde; inclusive as unidades móveis.

 Comunicação

1. Diminuição de distâncias; 2. Redes de distribuição ao vivo; 3. Cobertura global por meio de satélites. A evolução tecnológica proporcionou para a comunicação um imenso avanço, a ponto de se poder conversar e ver as pessoas (em tempo real) que estão a anos luz (caso dos astronautas em outros planetas) de distância. Fato que melhorou e multiplicou grandiosamente os sinais de transmissão de rádios, tv’s, banda larga e etc.

 Meio de transporte

1. Segurança nos carros; 2. Rodovias e ruas sinalizadas; 3. Maior velocidade e estabilidade. Em relação aos transportes, cada vez mais as empresas do segmento vêm incorporando as mais variadas tecnologias para seus processos produtivos. Atualmente a indústria automobilística não se preocupa apenas com “o fabricar veículo”, mas também “com qual veículo” fabricar para determinado público, estrada, clima, físico do indivíduo, tamanho da família, reside na área rural ou urbana? e etc. Em contrapartida há a exigência por parte do consumidor, por um produto que se adéqüe

às suas necessidades e por parte do poder público e privado, iniciativas de construção de infra estrutura para os mais variados meios de transporte (e nisto também a tecnologia auxilia e muito) como por exemplo: aeroportos com pistas de pouso e decolagem modernas e aptas à variadas aeronaves e a quaisquer que sejam as condições (de clima.por ex.), ampliação das extensões do metrô (sobretudo nos grandes centros) com trens modernos, rápidos e seguros, proporcionando maior mobilidade, encurtando distâncias a valores (quase sempre) acessíveis para os usuários.

 Ciência

1. Inteligência Artificial; 2. Energia Sustentável; 3. Impressão em 3D – Além da criação de equipamentos (computadores, celulares e etc) o homem se preocupou também e fazer com que esses aparelhos resolvessem tarefas, problemas, que os mesmos possuíssem funcionalidades que viessem à auxiliar as pessoas em suas tarefas diárias, graças a isso, hoje temos (e a tendência é o surgimento de mais e mais novidades) editores de texto que corrigem automaticamente nossas redações, planilhas de cálculos que resolvem facilmente contas imensamente complexas, o GPS (Global Positioning Syste- Sistema de Posicionamento Global) e outros incontáveis equipamentos e aplicativos que facilitam e muito nossas vidas. E, por falar em facilidade, variados segmentos estão usufruindo da impressão em 3D, que propicia a cópia fiel de uma infinidade de peças e que servem de protótipo e/ou modelo para amostra, estudo/pesquisa de objetos a serem produzidos. Na área ambiental o avanço tecnológico também dá grandes mostras de contribuição, é o caso da energia renovável, por conta de pesquisas descobriu-se que a energia pode ter variadas fontes além das existentes (das que crescemos habituados a ver e conhecer), ela pode ser, extraída do vento (eólica), da terra (geotérmica) e etc, porém como extrair e/ou captar e converter estes recursos em energia; graças a evolução tecnológica, hoje isto é possível e a idéia só não é mais difundida, por conta de interesses que não cabe aqui citar, masque tornam o processo caro e muitas vezes inviável economicamente.

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente três recursos independentes e três dependentes e respectiva aplicação em sala de aula.

Resp: Os recursos didáticos independentes, não precisam de meios elétricos ou eletrônicos para transmitir o conhecimento. Cartaz, fotos e mapas, eles por si só conseguem mostrar ao aluno o que é preciso aprender, sem necessitar de uma fonte externa.

Os recursos didáticos dependentes: dependem de algo para que possam ser utilizados, ou seja, necessitam de uma fonte externa,de uma pessoa. Como por ex: computador que depende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com