TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS 

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.140 Palavras (17 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Como podemos definir tecnologia?

R: E um conjunto e conhecimentos da ciência e da engenharia que a sociedade dispõe  envolvendo um conjunto de instrumento, métodos, e técnicas que visam a resolução de problemas, e uma aplicação prática do conhecimento cientifico em diversas áreas de pesquisas.

  1. Como podemos definir tecnologia educacional?

R: E um conjunto de procedimentos, técnicos que visam facilitar os processos de ensino e aprendizagem com a utilização de meios, instrumentos, símbolos ou organizadores e de suas consequentes transformações, em prol do desenvolvimento educacional e da facilidade ao acesso á informação.

         3. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

R: A tecnologia trouxe grandes benfeitorias  e qualidade de vida ao homem moderno, na  área da saúde  o raio x, cirurgias a laser desfibrilador.

Na educação, televisão, vídeos ,  rádios etc.

Nos meios de comunicação, jornais, rádios, televisão.

No transporte, aviões, carros, ônibus.

Na ciências , temos as próteses dentária, prótese que ajudam e muitas vezes substituem partes do corpo humano, como próteses de pernas, braços, transplantes, fígado, coração, rim, pele etc.

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente três recursos independentes e três dependentes e respectiva  aplicação em sala de aula.

R: independentes são aquele que não dependem de meios elétricos ou eletrônicos para seu entendimento.

- Quadro negro, que auxilia o professor  a explicar os conteúdos, as novas tecnologias como a Lousa digital e o Data show que auxiliam  muito o professor em suas aulas.

- Cartazes; material visual usado para transmitir mensagem por uma ilustração, que podem ter frase simples sobre  a figura ou variar ideias mensagem pode  sensibilizar o leitor com os temas mostrados.

-  Histórias em quadrinhos, são formadas por sequência de quadros que  utilizam dois códigos de signos.

Dependentes; são aqueles que a utilização decorre, muitas vezes, de equipamentos em muitos dos casos eletro- eletrônicos para que possam ser utilizados, ou seja, eles dependem de outros aparatos e pessoas para funcionar e expressar mensagem.

-Internet é um conglomerado de redes em escala mundial, de milhões de computadores, interligados pelo Protocolo de Internet (IP), que permite o acesso a informação e a todo tipo de transferência de dados.

- Computador è um equipamento que recebe, guarda manipula e emite dados e símbolos, cujas características  são: acessar e armazenar grande quantidade de informações, segue automaticamente, instruções longas e complexas para a solução de problemas é muito rápido no processamento de dados.

5. Como estão classificados os recursos didáticos: Explique?

R: São classificados em Naturais, Pedagógico, tecnológicos e culturais;

Os Naturais, são elementos que existem e são reais na natureza; ex. pedra, animais, água, arvores etc.

Pedagógico, como quadro negro, giz, cartaz, gravuras, álbum seriado, slide, maquetes, globos, etc.

Tecnológicos; Internet, rádio, tv, computador, multimídias vídeo cassete, toca- disco,  gravador;

Culturais; bibliotecas públicas, museus, exposições;

6.  Assista ao vídeo no Youtube, sobre a Evolução da Comunicação humana e faça uma análise sobre o avanço da tecnologia e sua importância para a evolução humana.  Para assistir o vídeo, acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A>

R: São inúmeras as evoluções tecnológicas, desde do homem das cavernas ate os dias atuais, houveram grandes invenções, a partir do descobrimento da roda, e do uso do fogo, essas tecnologias trazem facilidades  para nosso cotidiano e passaram a ser indispensáveis, como , ferro de passar,  a maquina de lavar roupa, radio como é bom ouvir música, telefones, o qual podemos nos comunicar com quem está distante, podemos mandar mensagens, fotos, a internet, com ela podemos viajar o mundo sem sair e casa. Podemos dizer que somos dominados pela tecnologia, caminhamos em sua direção, não conseguimos acompanha-la porque ele evolui dia a dia.

 

7. Defina o que são “nativos e imigrantes digitais?” Explique como cada um deles pode aprender com as tecnologias. (Veja informações no módulo p. 17 e em nossa pasta no moodle).

R: Nativos Digitais e como se define a geração que nasce cercado pela tecnologia, ou seja geração net, computadores, celulares, tablets, vídeo games wabcams, fazem parte diária dessa geração.

Os Imigrantes  Digitais, e a geração que nasceu antes dessa tecnologia toda, que viram o desenvolvimento de toda essa tecnologia, e com isso estão se adaptando a tudo isso, e incluem em seu cotidiano. Os professores  estão se adaptando com os tablets, para poderem dar sua aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (397.9 Kb)   docx (216.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com