TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS DIDÁTICOS TECNÓLOGICOS

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.911 Palavras (20 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pautando-se nos textos estudados nesta unidade 1, diferencie tecnologia de tecnologia educacional.

 Tecnologia são todas as coisas que a cérebro humano é capaz de imaginar e criar ao longo da história.  Com toda essa imaginação o homem é capaz de criar novas e inimagináveis ferramentas que deram origens a outras invenções, como computador, carros, celulares, TV, rádio e muitas outras coisas.

Tecnologia educacional pode ser considerada tudo que se encontrar no interior da escola, visto que o professor se utiliza de varias ferramentas e matérias para desenvolver o ensino. Além da informática, podemos nos referir à tecnologia o uso da televisão, do rádio, data show, giz, quadro, mapas, slides e outras que podem ser usadas individualmente ou conjunta, por fim são todos os recursos que permitem enriquecer a arte de ensinar.

  1. Explique como surgiu a tecnologia e como podemos aprender com ela.  

           A princípio o homem dependia basicamente de seus braços, pernas, músculos e cérebro. Sendo o cérebro humano como o mais importante de todas as tecnologias, são a partir daí que deram origens as tecnologias conhecidas, partindo das necessidades imediatas ou não, para sobrevivência ou simplesmente para o lazer.

        Homens pré-históricos fabricavam instrumentos com a pedra que serviam para colher frutos e raízes e também para caçar e defenderem-se de animais. Eles andavam em grupos e eram nômades, se mudavam constantemente, sempre em busca de alimentos, pois eles não entendiam de agricultura.

          Já com o passar do tempo eles começaram a andar ereto, liberando as mãos para realizações de outras atividades, isso também foi considerado um grande avanço da espécie humana, pois o diferenciou dos outros primatas e o deixou livre para explorar e dominar a natureza.

  1. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Argumente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

Na Educação esse desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias possibilitaram o uso de novas ferramentas no processo ensino e aprendizagem, como o computador, a televisão, DVDs, cinema, rádio, etc. Acessando a informação de maneira rápida e com qualidade, com uso de novas tecnologias como data show, sites dos mais variados que ajudam muito o professor com atividades pedagógicas.

Na Saúde, criou novas técnicas de tratamento, partes mecânicas que substituem partes do corpo que apesar de no primeiro instante podem causar desconforto, mas que dão uma qualidade de vida extraordinária.  Os tratamentos de doenças se tornaram mais eficazes, e melhoria até no atendimento, infraestrutura nos locais de atendimento.

Na comunicação a evolução é palpável, extraordinário, diminuiu a distância entre as pessoas, através das redes sociais, telefone, celulares, aplicativos como mensagens instantâneas, whatsap que agilizou muito a comunicação entre as pessoas. A televisão, o rádio, jornais, revistas passaram a levar a notícia no exato momento em que acontece com as redes de transmissão ao vivo, com cobertura para todo o globo terrestre por meio de satélites.

Já os meios de transporte, o GPS, carros e caminhões ligados a satélites, aviões mais potentes substituíram carroças e cavalos, meios de transportes mais utilizados na antiguidade, com carros cada vez mais seguros, rodovias e ruas sinalizadas adequadamente, visualização do clima antes de sair de casa, visualização das rodovias.

Ciência: a bomba atômica, inteligência artificial, energia sustentável, impressão 3D.

  1. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes? Responda e apresente três recursos independentes e três dependentes, esclarecendo como utilizá-los na sala de aula.

Recursos didáticos independentes: eles independem da utilização dos meios elétricos ou eletrônicos para seu entendimento. São autossuficientes, ao olharmos entendemos sua informação, ideia ou conteúdo a mensagem é feita sem a necessidade de ajuda eletrônica ou elétrica. História em quadrinhos, livros didáticos, cartazes, jornais, mapas, fotografias etc., todos eles falam por si só, contam-nos histórias, informam-nos sobre algo. Vejamos alguns exemplos:

        Cartazes: material visual onde se pode utilizar um desenho ou escrita simples. É um recurso que pode ser utilizado para concretizar ou sistematizar ideias, mostrar etapas de um processo, auxiliar o leitor e sensibilizar para temas desejados.  Podendo ser feito pelo professor, pelos alunos ou em conjunto, não esquecendo que precisa de um objetivo seja alcançado, é necessário observar alguns aspectos como: planejamento; ilustração relacionada ao tema; texto claro e simples; boa distribuição das imagens e texto; utilização criteriosa das cores; harmonia, entre outros.

        Flanelógrafo: Uma prancha ou placa rígida que tem um lado revestido de flanela, pelúcia ou feltro, onde são aplicadas figuras com pedaços de lixa ou velcro, colados na parte de trás da figura para aderir ao revestimento da prancha. Existe ainda uma versão magnética, conhecida como magnetógrafo ou imantógrafo. Trata-se de um recurso versátil, pois permite ao professor trabalhar diferentes informações sobre a forma de palavras, gráficos, símbolos ou imagens. Possibilita a distribuição das informações de maneira sequencial ou alternada. Esse recurso pode ser utilizado para trabalhar qualquer assunto, contar ou criar histórias, apresentar figuras geométricas, realizar atividades de classificação, contagem, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (327.1 Kb)   docx (111.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com