TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.385 Palavras (22 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

CURSO DE PEDAGOGIA

DOSSIÊ

MÓDULO :

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

Acadêmico(a): Dirce Nabarrete Venerio

Professor(a): Taís

Turma: 08/2013    Data: 12/09/2013

[pic 3][pic 4][pic 2]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Como podemos definir tecnologia

R: Podemos definir como um conjunto de conhecimentos e informações de conteúdos que leva o ser humano a imaginação, englobando tudo aquilo que gostaria de fazer pessoalmente, mas não tem como fazer, então acaba levando a criar uma imaginação ao longo de sua existência, respondendo toda a sua curiosidade em ternos tecnológicos.

 

  1. Como podemos definir tecnologia educacional?

     R: Pode ser definida, como simples ou mais complexa pesquisa para auxiliar o indivíduo na área da educação. Podendo ajudá-lo nas pesquisas, planejamento de atividades tecnológicas para que possam adquirir um conhecimento através da tecnologia

     Portanto, essa tecnologia educacional trás muitos benefícios nos dias atuais, apesar de muitos não terem acesso tecnológico, e isso é preocupante, pois, isso tudo nos leva a refletir a importância desses benefícios que a tecnologia da informação e da comunicação pode trazer para a vida educacional, profissional, cultural e pessoal das pessoas. .

  1. O desenvolvimento e aperfeiçoamento da importância desses benefícios  das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meio de transporte e ciências.  

         

         R: Educação: lousas digitais, recursos tecnológicos, sistemas digitais, inovação tecnológica e outros.

   

             Saúde: tecnologia de equipamentos, tecnologia em saúde e modelos tecnológicos , ¨técnica – tecnológica¨ e  outros.

                 

              Comunicação: ¨revolução  eletrônica¨, (rádio, TV, telefone, celular).

               

              Meios de transportes: internet, recursos pedagógicos, computador, aquisição de máquinas ou projetos e outros.

              Ciências: conhecimento técnico e ciêntífico, aperfeiçoamento da tecnologia, evolução tecnológica, desenvolvimento tecnológico e outros.  

  1. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente três recursos independentes e três dependentes e respectiva aplicação em sala de aula.

R: Recursos independentes: são aqueles que não dependem de meios elétricos ou eletrônicos para o seu entendimento. São recursos que fala por si próprio e o leitor compreendem a mensagem.

- Livro didático – o professor deve escolher o livro didático e passar para os alunos, observando o nome do autor, fonte, informações que contem no mesmo e ilustrações, etc.

Cabe o professor desenvolver esse conteúdo de forma clara e objetiva, adequando todas as informações contidas nos livros e passar para as crianças fazendo com que eles entendam o que quer que eles aprendam.

- Quadro negro – tem a função de auxiliar o professor durante a discussão dos conteúdos. Desta forma, tem que ter o domínio do conteúdo e saber organizar as idéias colocando no quadro de giz, com letra legível para auxiliar os alunos a entender com facilidade os conteúdos escritos, podendo ser corrigidos facilmente.

- Jogos: é uma atividade física e mental, organizada segundo regras que definem a vitória ou a derrota do participante.

Cabe o professor pedir para que os alunos inventem ou ele mesmo pode fazer isso, ajudando para que eles saibam como desenvolver.

Recursos dependentes: são aqueles que a utilização decorre, muitas vezes, de equipamentos em muitos dos casos eletro – eletrônicos para que possam ser utilizados, ou seja, eles dependem de outros aparatos e pessoas para funcionar e expressar a mensagem.

- DVD ( filmes ) – o professor deve escolher um filme conforme a faixa etária dos seus alunos e fazer com que o alunos tenha interesse pelo mesmo, discutir o tema para facilitar a aprendizagem. Deve pedir para que eles visualizem os cenários, cores etc.

No entanto, cabe o professor utilizar na escola variedade de filmes, proporcionado a curiosidade dos alunos para o desfeixo do mesmo e assim poderá compreender o que a história proporciona para o seu aprendizado.

- Computador – com esse recurso, o professor pode planejar várias atividades, como textos, jogos, filmes, e outros, fazendo com que os alunos acessem vários conteúdos ou pesquisa. Assim, eles vão aprender manusear e a entender como o computador pode ser seu aliado nessas buscas propostas pelos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (346.9 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com