TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Supervisionado Refrigeração

Por:   •  24/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SÃO PAULO

2021

[pic 2]

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Matheus Pires dos Santos

RGM 12171100320

SÃO PAULO

2021

[pic 3]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO:

Matheus Pires dos Santos

Rua: Alarico Franco Caiubi, 470 – Jaguaré, SP, 05330-011

Celular: (11) 99199-1170

Rgm: 12171100320

Estagiário de Engenharia Mecânica – Projetos

DADOS DO LOCAL DO ESTÁGIO

PRJTC PROJETO DE TECNOLOGIA TÉRMICA LTDA-ME

Endereço: Rua Belchior de Azevedo, 222, CJ.114A – Vila Leopoldina - SP, 05089-030

CNPJ: 23.537.216/0001-96

Telefone: (11) 2372-8918

Supervisor: Alessandro Pereira de Oliveira

CREA: 5069837283

DATA DE INÍCIO: 16/03/2021

DATA DO TÉRMINO: 16/08/2021

CARGA HORÁRIA: 720hs

[pic 4]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

SUMÁRIO

1. RESUMO        5

2. INTRODUÇÃO        6

3. ATIVIDADE DESENVOLVIDAS        8

4. CONCLUSÃO        10

5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        11

[pic 5]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

1. RESUMO

 Este relatório descreve as atividades devidamente supervisionadas e coordenadas, exercidas pelo aluno da Engenharia Mecânica Matheus Pires dos Santos no campo de desenvolvimento e projetos de sistemas de refrigeração e ventilação mecânica. As atividades visam atender aos quesitos exigidos por normas de construção de sistemas de refrigeração de ambientes.

[pic 6]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

2. INTRODUÇÃO

Este relatório tem como escopo apresentar as atividades desempenhadas durante o Estágio Supervisionado I, executado na empresa PRJTC PROJETO DE TECNOLOGIA TÉRMICA LTDA-ME.

Desde o homem pré-histórico, o homem tem a necessidade, de obter formas de resfriamento que garantam que façam com que alimentos ou outras substâncias alcancem temperaturas inferiores às do ambiente. Existem registros antes do nascimento de Cristo, onde a comida era mantida por baixas temperaturas usando gelo. Outras civilizações que não tinham acesso ao gelo natural, recorriam à um recurso que utilizava potes de argila para refrescar a água por evaporação, a água contida nos vasos evaporava pelos poros do barro e assim refrescava o ambiente. Por muito nos séculos seguintes não se desenvolveu mais nenhum meio de refrigeração. A partir do século XIV, as descobertas do uso de nitrato de sódio na água evoluíram o sistema de condicionamento de ar, mas o gelo só estava disponível para os ricos e em certas regiões. Frederick Tudor foi aquele que começou a mudar a realidade quando começou um negócio onde os blocos de gelo do rio Hudson (Nova York) decolavam e vendeu a população, de forma acessível e fazendo o gelo mais conveniente ao uso. Tudor também iniciou o comercio de gelo para outras regiões dos EUA. Isso só foi possível a partir de uma fusão com uma empresa de sorvetes. Mas todo trabalho foi interrompido pela guerra civil Americana, sendo retomado só após o fim da guerra, porem dando inicia ao desenvolvimento do gelo artificial. A produção artificial do gelo foi desenvolvida pelo método de evaporação de um líquido que ficou conhecido como “Fluido Refrigerante”. No ano de 1755 já era conhecido o efeito de resfriamento causado pelo éter que ao ser submetido a baixas pressões entrava em ebulição a uma temperatura baixa o suficiente para formar gelo.

[pic 7]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Com isso foi possível pensar e desenvolver técnicas cíclicas de evaporação e condensação, e assim o surgimento da primeira máquina de refrigeração cíclica.

Esta máquina é composta por quatro componentes principais: evaporador, compressor, condensador e válvula e expansão. E poderia haver a utilização de qualquer líquido volátil, incluindo o éter, mas foi proibido a partir do desenvolvimento das primeiras máquinas.

 

[pic 8]UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

3. ATIVIDADE DESENVOLVIDAS

Para entender melhor os sistemas e dispositivos usados nos projetos de refrigeração, foi direcionado a mim os métodos de cálculo e os termos técnicos usados na construção dos projetos.

3.1 Calculo de carga térmica (BTUs):

O cálculo é feito a partir da área e da exposição do ambiente ao calor presente. Locais com muita incidência a exposição ao calor e com alto trafego de pessoas e outros elementos geradores de calor, como por exemplo supermercados, é recomendado a utilização de 1000Btus para cada 1m². Locais com média exposição ao calor como por exemplo escritórios, é recomendado a utilização de 800Btus para cada 1m². Locais com pouca exposição ao calor como por exemplo um quarto de hotel, é recomendado a utilização de 600Btus para cada 1m².

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com