TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado - Manutenção Hospitalar

Por:   •  30/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]        CACE Comércio de Equipamentos, Representações e Serviços em Eletrônicos Ltda.

CNPJ: 84.103.498/0001-08 | I.E: 04.121.679-2 | I.M: 58.747-01

Rua Duque de Caxias, 708 – Centro – 69020-140 – Manaus-AM

Telefone: 92 3345.147 | 99162.8301

E-mail: cace.am@hotmail.com

Site: www.caceam.com.br

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Nome da Empresa:

CACE COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS, REPRESENTAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRÔNICOS LTDA

Nome do Supervisor na Empresa:

Área ou Setor:

E-mail do Supervisor:

ANTÔNIO BRUNO DE OLIVEIRA SOUSA

ENGENHARIA

cace.am@hotmail.com

Período de Estágio

01/09/2021 a 30/11/2021

Total de horas de estágio no período:  

244

Dias da semana:

Turno:

SEGUNDA À SEXTA

VESPERTINO

Nome do Aluno:

Disciplina:

Telefone:

E-mail do aluno:

ADRIEL LEON DE OLIVEIRA ABRAHÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

99365-5389

adriel.leon.oliveira@hotmail.com

RELATÓRIO

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O presente relatório apresenta as atividades realizadas, durante a prática profissional de estágio supervisionado, de Adriel Leon de Oliveira Abrahão, aluno do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, da Universidade Nilton Lins, durante o período de setembro de 2021 à novembro de 2021. As atividades aqui apresentadas ocorreram na CACE Comércio de Equipamentos, Representações e Serviços em Eletrônicos LTDA, empresa que fornece os serviços de Manutenção Preventiva e Corretiva em Equipamentos eletro/eletrônicos médicos hospitalares de 09 unidades de Saúde do Governo do Estado do Amazonas e algumas instituições privadas.

Equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos devem ser submetidos à manutenção periódica para evitar funcionamento inadequado que coloque em risco a vida do paciente e a do operador. Ações periódicas de aferição, calibração, manutenção e medição devem obedecer a normas e procedimentos previstos na legislação e ser realizadas por profissionais capacitados tecnicamente para a função. Os profissionais aptos a realizar esse tipo de serviço, respeitando as limitações legais de suas respectivas formações e resoluções vigentes, são os engenheiros mecânicos-eletricistas, engenheiros eletricistas, além de engenheiros de operação, tecnólogos e técnicos das modalidades eletrotécnica, eletrônica ou manutenção em equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos.

As atividades desenvolvidas nesse período de estágio foi o acompanhamento direto nas manutenções realizadas nas unidades de saúde e no laboratório de manutenção da empresa. Rotinas de Rondas de Setores que buscam avaliar o funcionamento dos equipamentos médicos hospitalares das unidades, essas realizadas diariamente. Execução do Cronograma de manutenção dos equipamentos das unidades; Levantamento de material e compra para a realização das manutenções. No caso das manutenções corretivas, com ajuda dos técnicos alocados nas unidades e do Supervisor de estágio, foi possível aprender a diagnosticar possíveis defeitos eletrônicos dos equipamentos, possíveis causas, elaborar e executar a solução do defeito para manter os equipamentos médicos hospitalares em pleno funcionamento nas unidades de saúde.  

Os equipamentos eletro/eletrônicos em que pude ter vivenciado o funcionamento e manutenções nas unidades de saúde foram: Monitores Multiparâmetros, Desfibriladores, Ventiladores Mecânicos, Bisturi Elétricos, Ultrassons, Eletrocardiógrafos, Balanças, Foco de Teto, Foco Auxiliar, Unidades de Fototerapia, Bilispot, Incubadoras, Sensores de Oximetria.

Sabemos a importância de os equipamentos médicos hospitalares estarem em ótimo funcionamento nas unidades de saúde. Um dos equipamentos que tive a oportunidade de acompanhar a manutenção e aprender bastante quanto ao seu modo de funcionamento são os ventiladores mecânicos. A ventilação mecânica é um tratamento que ajuda as pessoas a respirar quando elas não são capazes de respirar efetivamente por conta própria, seja devido a doença ou a lesão. Em todas as unidades em que prestamos serviços para o Governo do Estado do Amazonas, possuem este equipamento, sendo que quase em sua totalidade estão com quase 20 anos de uso.

Ventiladores Mecânicos do HPS 28 de Agosto.

[pic 2]

Fonte: Arquivo pessoal.

Em sua grande maioria os ventiladores mecânicos quando apresentaram problemas de funcionamento, foram quando seus acessórios que são de suma importância para o funcionamento do equipamento, apresentaram defeito. Acessórios como Válvulas exalatórias, circuito de respiração e diafragma ou membrana. Mas foi possível também acompanhar problemas internos e voltado para a área da eletrônica.

Ventiladores Mecânicos que apresentaram defeito.

[pic 3][pic 4]

Fonte: Arquivo pessoal

Na figura acima vou evidenciar duas situações que pude acompanhar. No equipamento da esquerda da figura acima, foi constatado que por falta de ventilação interna do equipamento, elevou-se a temperatura do equipamento e o mesmo autodesligava, após análise do equipamento descobriu-se que a ventoinha do mesmo tenha queimado e automaticamente realizada a troca da mesma. No equipamento da direita da figura acima, acusou que estava com falta de energia. Logo iniciamos a análise do equipamento do cabo de alimentação a até a parte interna do mesmo, e foi constatado que a bateria interna 12V/7Ah apresentou defeito. Colocamos para carregar externamente e a mesma não pegou carga, a solução foi a troca da bateria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com