TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sistemas de Automação

Por:   •  3/12/2019  •  Ensaio  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Montagem 1: contador assíncrono crescente com 7473.

[pic 1]

Basicamente é um contador em que cada flip-flop possui um sinal CLK diferente, não opera com uma base única de clock. As entradas J e K de todos os flip-flops são mantidas em nível alto (constantemente em “Toogle”). O primeiro flip-flop  recebe um sinal de CLK de um gerador de de onda quadrada, os próximos flip-flops recebem a saída do flip-flop imediatamente anterior como entrada de CLK.

As saídas Q0, Q1 e Q2, correspondentes aos 3 bits de saída, forma ligadas às entradas A, B e C do CI 7493 (o decoder), a entrada D, o bit mais significativo do decoder, foi ligada diretamente em nível lógico baixo.

Em seguida as saídas do decoder são ligadas ao display de 7 segmentos na ordem correta.

O display demonstrou a contagem em ordem crescente de 0 até 7

Montagem 2: 7493 como contador de década.

[pic 2]

O CI utilizado (7493) é muito parecido com o contador construído na montagem anterior, a exceção da entrada de CLR que é ligada a saída de uma porta NAND.

Utilizamos uma porta NAND de quatro entradas para limitar a contagem de 0 até 9, a saída desta porta foi ligada às entradas  R0(1) e R0(2) (entradas da porta NAND interna do CI)

As saídas Q0, Q1 Q2 e Q3 correspondentes aos 4 bits de saída e forma ligadas às entradas A, B, C e D do CI 7493 (o decoder)

Em seguida as saídas do decoder são ligadas ao display de 7 segmentos na ordem correta.

O display demonstrou a contagem em ordem crescente de 0 até 9

Montagem 3: 7493 como contador de década com controle de sentido de contagem.

[pic 3]

Novamente foi utilizado o CI 7493, o circuito básico é o mesmo da montagem anterior. Para fazer o controle do sentido de contagem foi utilizado o CI 7486 (um conjunto de 4 portas XOR de duas entradas), uma entrada de cada porta foi ligada as saídas Q dos flip-flops, a outra entrada foi ligada primeiramente em nível lógico baixo, que resultou na contagem em ordem crescente, depois ligamos a mesma em nível lógico alto, que resultou na contagem em ordem decrescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com