TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre a Implementação de ferramentas de Planejamento e Controle de Operações

Por:   •  22/11/2019  •  Resenha  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório sobre a implementação de ferramentas de Planejamento e Controle de Operações

Componentes: Robson Vítor de Freitas Sousa

                          Fernanda

IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DA MANUFATURA ENXUTA EM UMA FÁBRICA DE GELO: ESTUDO DE CASO

Considerações iniciais:

O grupo escolheu uma fábrica de gelo porque nela, o processo produtivo exige tanto do maquinário quanto dos recursos humanos; tem uma produção em larga escala; foi viável aplicar os conceitos abordados em sala; existem muitas melhorias que podem ser aplicadas na empresa, a fim de melhorar sua eficiência.

Sobre a empresa:

Localizada em Patu/RN, opera com três funcionários, tem o mercado voltado para a região, tem produção média mensal de 1500 pacotes de gelo e tem a produção de forma empurrada.

Sobre o processo de produção:

Começa com o abastecimento com água, depois vem o tratamento da água, em seguida ocorre a fabricação dos cubos de gelo, que são armazenados em uma câmara fria até serem empacotados.

Resultados: foram aplicados alguns         conceitos do 5S e a Gestão Visual, a fim de:

5S: cada coisa em seu lugar, organizar as ordens dos equipamentos e materiais, limpeza do piso, higiene e padronização e disciplina para os trabalhadores seguirem a risca os processos.

Gestão Visual: evitar desperdícios em geral e organizar melhor o processo.

Considerações finais:

Com a implementação das ferramentas foi possível obter um ambiente mais limpo e organizado, tornando-o mais propício para ao trabalho. E também foi possível melhorar a eficiência da produção, reduzindo desperdícios e etc.

APLICAÇÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES NA FASE DE PROCESSAMENTO DE COCO EM UMA INDÚSTRIA DE DOCES NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN

Considerações iniciais: a empresa é localizada na cidade de Mossoró-RN e conta com cinco produtos.

Sobre o processo de produção: tem início no processamento do cocô, em seguida é processada a mistura, adiante ocorre o processo de Enformar e Desenformar, e por fim, vem o processo de embalagem.

Resultados: com os dados colhidos sobre a empresa e a aplicação do TOC, pode-se perceber o atraso que se tinha no início dos trabalhos e também no final do expediente da indústria. Como o coco é o ingrediente principal, os produtos que necessitavam de maior quantidade desse ingrediente, requeriam mais tempo para que fossem produzidos devido ao processo de ralagem.

Considerações finais: a aplicação da teoria das restrições possibilitou de forma satisfatória o que causava maior problema na produção e possibilitou ao grupo sugerir melhorias a fim de se obter um processo mais eficiente.

Propostas sugeridas: aquisição de um freezer e o início da produção pelo produto que não possui coco como matéria prima, possibilitando uma melhoria no processo de produção.

FERRAMENTAS APRENSENTADAS QUE AGREGARIAM VALOR A PRODUÇÃO ARTESANAL DA CAL

Algumas ferramentas propostas nos artigos apresentados poderiam de algum jeito auxiliar na produção artesanal da cal, algumas delas são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com