TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório processo real de produção na Empresa Polimatec

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Relatório processo real de produção na Empresa Polimatec

Nome: Gilton Alves – 1021164/6

Leonardo Sampaio - 0911308

Introdução

Este relatório foi desenvolvido a partir da visita no dia 08/11/2016 na empresa Polimatec, localizada na Rua Santa Lúcia, 1173, Jaçanaú, Maracanaú-CE. O processo avaliado foi o de fabricação do DESVIADOR MK4 TORRE EÓLICA.

A empresa em estudo utiliza o sistema puxado de produção. Sendo então analisado o processo para fabricação de uma unidade do Desviador MK4 TORRE EÓLICA, para esta peça a empresa havia recebido a encomenda de 200 unidades.

Fachada da Empresa

[pic 2]

Desenvolvimento do Processo

A peça é realizada seguindo o processo abaixo:

A matéria prima para execução fica armazenada no setor de estoque de material a uma distância aproximada de 50 metros da máquina de serra, sendo cortado em um tempo de 40 minutos com as dimensões especificadas no projeto. A seguir a peça é direcionada para o torno mecânico, onde é realizada redução no diâmetro com tempo de usinagem em torno de 20 minutos, localizado a distância de 30 metros da serra automática.

A próxima etapa do processo é o fresamento que fica localizado a 20 metros do torno. Na fresa o tempo de corte é de 50 minutos, sendo executados 12 furos com diâmetro de 20 mm para passagem do cabo nas torres eólicas. Saindo da Fresa segue para inspeção de qualidade que verifica cada peça no tempo de 10 minutos e segue para expedição onde fica armazenado até finalizar todas as peças para serem entregues ao cliente.

Uma observação importante a ser relatada no processo da fresa, é a forma com que a operação ocorria. Para execução do furo a ferramenta utilizada tinha 19 mm e posteriormente tinha que utilizar uma ferramenta com diâmetro menor para usinar 1 mm e obter os furos com 20 mm, situação reportada pelo operador que nos acompanhou nesta máquina.

DESVIADOR DE CABO

[pic 3]                             [pic 4]

Simulação Promodel

Processo sem melhoria:

[pic 5]

Processo com Melhoria:

[pic 6]

De acordo com o visto nas áreas visitadas, existe espaço suficiente para que ocorra a mudança sugerida, conforme mostra o simulador. Esta mudança otimiza o tempo de movimento do material.

Com mais uma máquina de corte conseguimos balancear o tempo de corte com o tempo de usinagem no torno.

Tempo de operação sem melhoria:

[pic 7]

Tempo de operação com melhoria:

[pic 8]

Estado das Entidades:

Antes da melhoria:

[pic 9]

Depois da melhoria:

[pic 10]

Estado do Recurso:

Antes da Melhoria:

[pic 11]

Depois da Melhoria:

           [pic 12]

Estado dos Locais:

Antes da Melhoria:

[pic 13]

Depois da Melhoria:

      [pic 14]

Propostas de Melhoria

Através dos levantamentos de campo e da análise no simulador foi possivel verificar gargalos no processo de corte e de fresa. Com o tempo de corte muito longo, a peça demorava a chegar no processo de torneamento. Também havia grande perda de tempo no processo da fresa pela falta da ferramenta adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (530.4 Kb)   docx (321 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com