TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Segurando do trabalho na Alcoa

Por:   •  15/3/2021  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Disciplina: Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho

Docente responsável: Márcio Jorge Gomes Vicente

Resenha Crítica do Artigo: Segurança do trabalho na Alcoa (B)

São Paulo

2021

Para que uma empresa comece a crescer em seu ramo de negócios é preciso atentar-se a vários pontos, dentre eles a segurança do trabalho, que visa garantir a saúde e bem-estar de cada funcionário, evitando acidentes e doenças ocupacionais. Para garantir esses requisitos devemos seguir atentamente cada Norma Regulamentadora e as orientações de acordo com o que cada profissional especializado em segurança e medicina do trabalho estabelece.

Realizando tais medidas de segurança se garante a qualidade de vida do funcionário no ambiente de trabalho, eleva-se o nível de confiança dos mesmos em relação à empresa e consequentemente, pode-se alcançar níveis elevados de lucratividade e produtividade.

O case estudado refere-se às questões de segurança do trabalho na empresa Alcoa, uma grande companhia com filiais em diversos países.  O caso evidencia o aumento dos lucros da Alcoa a partir da atuação do CEO Paul O’Neill, que tinha como prioridade à segurança do trabalho, buscando alcançar os parâmetros da DuPont, grande referência na parte de segurança para as indústrias americanas. O’Neill defende que um ambiente de trabalho seguro resulta em maior eficiência na produção e por este motivo, na empresa em que atua, investiu-se muitos recursos em uma gestão ocupacional rigorosa visando evitar acidentes e priorizar a vida e saúde dos trabalhadores.

        No início de sua atuação, mesmo expondo todas as medidas que precisavam ser tomadas e orientando os funcionários, O’Neill teve dificuldades em relação à alguns gerentes. Na visão destes encarregados, colocar em prática todos os objetivos de saúde e segurança do trabalho poderiam afetar a capacidade produtiva da empresa, uma vez que teriam de se preocupar em garantir a segurança da empresa ao mesmo tempo em que estavam pressionados diariamente a alcançar metas da produção. Nesse sentido, era preferível aos gerentes priorizar a produção ao invés de atingir todos as medidas de segurança impostas por Paul.

        O CEO O’Neill, por sua vez, mesmo em meio a dificuldades em relação à alguns funcionários sustenta uma política em que, à longo prazo, investir capital e tempo em uma gestão de segurança rígida é extremamente benéfico para a empresa e seus funcionários. Se o ambiente de trabalho e produção de cada colaborador estiver em conformidade com as medidas de proteção e ergonomia prescritas nas leis de segurança do trabalho, é possível garantir um ambiente salubre e evitar possíveis afastamentos de membros da equipe que acarretariam em falta de recursos humanos e consequentemente, perda de rendimentos.

Seguindo a política de O’Neill é possível conquistar resultados relevantes, assim como foi evidenciado na Alcoa. Devido aos investimentos e dedicação do CEO, a empresa teve baixos índices de acidentes, consequentemente menores gastos com afastamentos de funcionários e aumento no nível de produção, o que refletiu no recorde de lucros.

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (275.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com