TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  27/10/2019  •  Resenha  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

ANDRÉ LUIZ PÓVOA COELHO DE ABREU

RESENHA SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO

Livro: Segurança do Trabalho  

Autor: Neverton Hofstadler Peixoto

Campos dos Goytacazes

2017

 Será abordado nessa resenha uma análise geral e também ponderada acerca da Segurança de Trabalho. Para isso, o corpo de estudo será o Livro “Segurança do Trabalho do autor Neverton Hofstadler Peixoto. Há de se mencionar que antes, de propriamente abordar conceitos específicos do livro, considero importante trazer um conceito geral da Segurança de Trabalho, que basicamente é um “instrumento” utilizado na indústria visando, como próprio nome demonstra, a segurança não só do ambiente de trabalho, como também de todas as coisas que cerca o mesmo, abrangendo, portanto, os funcionários e as máquinas as quais são manipuladas.

 No livro há uma abordagem a respeito da segurança de trabalho utilizando a seguinte definição: “É a ciências que estuda possíveis causas dos acidentes e incidentes originados durante a atividade laboral do trabalhador. Tendo como principal objetivo a prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e outras formas de agravos à saúde”. Mediante a apresentação e conhecimento detalhado da definição abordada pelo autor, percebe-se que a segurança do trabalho atinge sua finalidade quando consegue proporcionar a ambos, empregado e empregador, um ambiente de trabalho saudável e, sobretudo, seguro.

 Considera-se temas que se relacionam direta ou indiretamente com a Segurança de Trabalho os seguintes pontos: higiene de trabalho, medicina de trabalho, proteção contra incêndios e explosões, doenças ocupacionais, ergonomia, meio ambiente, qualidade de vida, primeiros socorros, sistemas de gestão da qualidade, higiene industrial, psicologia do trabalho, legislação trabalhista (Essa não muito enfocada no material), e por último, segurança patrimonial.

  É interessante pontuar que o livro aborda, embora sem grande enfoque, um pouco sobre a história da segurança de trabalho, trazendo os primeiros passos dados por essa ciência. Segundo o livro, na antiguidade, a relação entre trabalho e o processo saúde-doença foi encontrado em papiros egípcios, no Império Babilônico e em textos da civilização. Nesse aspecto há uma observação interessante dos autores, onde os mesmos mencionam uma questão do Código de Hamurabi correlacionada a segurança de trabalho. Desse Código foram retirados mais de 281 artigos a respeito da relação trabalho, família, propriedade e escravidão. No código que trata da responsabilidade profissional, o imperador Hamurabi sentencia com pena de morte o arquiteto que construir uma casa que se desmorone e cause a morte de seus ocupantes.

 A abordagem compreensível do ponto de vista total e global da Segurança de Trabalho é outra forma em que visualizamos os acidentes. Nela não afirmamos que o acidente teve uma única e exclusiva origem, mas foi gerado pela interação simultânea de diversos fatores (Físicos, Biológicos, Psicológicos, Sociais e Culturais)

Referências: Introdução

Relação empresa e empregado no mundo moderno

 É possível perceber, que muito claramente, que Hofstadler procura trabalhar a relação mundo e empresa. De acordo com o mesmo, no mundo moderno e competitivo, as relações entre empresas e colaboradores deixaram de ser consideradas simplesmente relações de trabalho e passaram ter um enfoque mais amplo, implicando uma gestão total. Isto não só envolve compromissos financeiros, mas qualidade de vida e de trabalho, passando, também, pela promoção da qualidade global que abrange ações sistemáticas na preservação do homem, do ambiente, da comunidade e da empresa.

 É inevitável, e também muito claro, que as empresas que convivem, despreocupadamente, com passivos ocupacionais decorrentes de acidentes de trabalho e que ainda consideram a questão da Segurança e Saúde Ocupacional como mero imperativo legal, não sobreviverão aos novos tempos. A produtividade e a competitividade forçam as empresas a superarem o paradigma tecnológico, obrigando-as a buscar novas tecnologias e incremento nas atividades.

 Infelizmente, devido a toda essa relação modernidade, empresa e empregador, e aqui, faço questão de incluir a evolução dos processos e das máquinas, as condições que envolvem segurança e empregador nos dias atuais mudaram os ramos de tudo que cerca essa segurança. Diante de tudo isso, aumentou-se consideravelmente o quantitativo de acidentes nas empresas.  O Brasil, nos últimos anos, programou ações que permitiram melhorar o cenário estatístico no que se refere aos acidentes do trabalho e suas consequências danosas que afetam todos os envolvidos no mundo do trabalho. Essas ações envolveram aspectos não só de legislação e fiscalização, mas também da implantação de preceitos e valores prevencionistas, com a colaboração de profissionais capacitados e habilitados da área de Saúde e Segurança Ocupacional.

 Legislações que norteiam a segurança do trabalho

 Assim como todos os campos e áreas de trabalhos, a segurança de trabalho envolve as leis. No livro é abordado de forma muita resumida e simplificada nesse quesito. De acordo com o autor, no Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho baseia-se na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nas Normas Regulamentadoras e em outras leis complementares como portarias, decretos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Referências: Pgs 15 - 16

Acidente de trabalho

 Até então falou-se bastante ao longo do trabalho da questão de acidentes, e pode-se questionar o que seriam e o que a segurança de trabalho entende por isso. É qualquer ocorrência não programada, inesperada que interfere e/ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultânea, danos materiais e/ou lesões ao homem. Acidente do trabalho é todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional doença que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária de condições para o trabalho. São considerados acidentes do trabalho, os acidentes ocorridos durante o horário de trabalho e no local de trabalho, em consequência de agressão física, ato de sabotagem, brincadeiras, conflitos, ato de imprudência, negligência ou imperícia, desabamento, inundação e incêndio. Ao deparar-me com esse tópico no livro, surpreendi-me com outros acontecimentos que a segurança de trabalho considera acidentes. Por exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com