TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Artigo Científico

Por:   •  30/6/2022  •  Resenha  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]    INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

                                RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS ERECHIM

Murilo Augusto Burin

Leitura e Produção Textual

Resenha Crítica do Artigo Científico

Recentemente, Carlos Roberto Camello Lima e Natália Ferrarresco Cardoso de Souza, da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), e Flávio Camargo, da empresa OGRAMAC Engenharia de Superfícies, publicaram seu artigo científico sobre o “Estudo das características de revestimentos poliméricos aplicados por aspersão térmica para proteção contra desgaste e corrosão de substratos metálicos” no qual, descrevem a metodologia e os resultados do uso de polímeros para revestimentos de materiais metálicos contra a corrosão e desgaste.

Os sistemas de revestimentos com polímeros oferecem propriedades únicas como lubrificação a seco e isolação elétrica aliada a uma baixa densidade. Nos últimos tempos, houve um grande desenvolvimento na área de polímeros, possibilitando a aplicação de revestimentos gerando camadas espessas, densas e bem aderidas, como aplicações em diâmetro interno de tubulações, resistindo a temperaturas de até 300ºC.

A metodologia de seus estudos é feita utilizando a aspersão térmica à chama convencional, uma das tecnologias mais conceituadas para soluções relacionadas a desgaste, corrosão e degradação térmica, permitindo a aplicação de polímeros sobre diversos materiais de substrato, em diversas espessuras, para várias condições ambientais. Essa tecnologia possui diferentes métodos de aplicação e grande variedade de materiais que podem ser utilizados. O funcionamento da aspersão térmica é basicamente usar a energia química de combustão de um gás combustível em oxigênio como fonte de aquecimento para fundir o material de revestimento.

Os autores utilizam peças revestidas por aspersão térmica, pois ficam disponíveis para acabamento ou para uso imediatamente após aplicação, não necessitando de tempos de espera para secagem ou endurecimento e o processo não apresenta risco de dano à peça de trabalho.

O objetivo de aderir a esses revestimentos poliméricos é pelo fato de que os polímeros possuem potencial de reduzir os custos com materiais utilizados, e para melhorar o desempenho do revestimento em ambientes agressivos. Dentre os principais polímeros, as poliamidas se destacam, pois se caracteriza por suas ótimas propriedades mecânicas, como resistência a exposição atmosférica, baixo coeficiente de atrito, alta temperatura de fusão, boa resistência ao impacto e alta resistência a fadiga. No estudo, foram aplicados revestimentos poliméricos poli-éter-éter-cetona (PEEK) e Poliamida 12 sobre substratos de aço carbono.

Através do revestimento com polímeros, algumas empresas desenvolveram o isolamento térmico com maior estabilidade a altas temperaturas e estabilidade estrutural podendo chegar a mais de 30 anos de uso sem danificar a estrutura do metal.

Os estudos da pesquisa tiveram por objetivo fazer análises térmicas, e avaliações de dureza e ductilidade, avaliações metalográficas, de desgaste e de corrosão por microscopia ótica e de varredura. Os resultados do estudo foram de ótima relevância para a área da engenharia já que não apresentaram delaminação, evidenciando poucos defeitos e homogeneidade nas amostras. Percebe-se durante a pesquisa, que a Poliamida 12 obteve maior perda de massa no ensaio de desgaste e maior massa no ensaio de corrosão, em função de microestruturas não detectadas. Porém, pode-se afirmar que ambos, PEEK e Poliamida 12 podem ser usados com efetividade na proteção contra desgaste e corrosão, em ambientes metálicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com