TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Caso Gerenciamento de Riscos

Por:   •  1/9/2020  •  Resenha  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Carlos Felipe Vendramini

Trabalho da disciplina de Gerenciamento de Riscos

                                                                     Tutor: Prof. Márcio J. G. Vicente

Arapongas

2020

GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTE EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CÍVIL

Referência:

SILVA, Emersom Cláudio; OLIVEIRA, Ualison Rébula de. Gerenciamento de Riscos de Acidentes em uma Empresa de Construção Cívil – Área temática: Gestão de Riscos e Crise. Agosto/2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/17286944-Gerenciamento-de-riscos-de-acidentes-em-uma-empresa-de-construcao-civil.html. Acesso em: 23/08/2020.

        

INTRODUÇÃO

        O artigo estudado faz referência à análise de acidentes acontecidos em uma construtora, de construção e montagem industrial, de janeiro de 2011 a dezembro de 2014. Foi utilizado técnicas de gerenciamento de riscos, classificação e categorização dos acidentes, bem como medidas de reestruturação.

        Entre 2004 e 2008 a quantia de acidentes de trabalho contabilizaram 2.884.798 casos, que influenciam diretamente no lucro das empresas e no gasto da previdência social. Os acidentes impactam e geram um custo muito alto, podendo representar mais de 4% do PIB por ano. Além disso, os acidentes de trabalho impõem perdas totalmente marcantes para os trabalhadores, suas famílias e para a empresa que tem a obrigação de custear todo a recuperação do colaborador, além de ter sua representatividade e imagem negativamente marcada.

         Os acidentes criam um ambiente de estudo e um papel importante para o aprimoramento dos processos. Mas, se ainda assim apresentam repetidos casos, a investigação não está sendo executada de maneira correta. Freitas et al (2001) ressalta que nos últimos anos, as investigações de acidente de trabalho estão cada vez mais ineficientes. Isto por que estas investigações cumprem um papel de manter determinadas estratégias de controle da empresa ao invés de um efetivo gerenciamento dos riscos no processo de produção.

        De acordo com a Lei 8.213, considera acidente de trabalho o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, descrito no inciso VII do art. 11 da Lei, que provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte, perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

        O autor Zocchio (2001) descreve que acidente de trabalho é um acidente anormal e indesejável, que ocorre durante a execução do trabalho e interrompe a tarefa. Diniz (2007) se posiciona como sendo um evento danoso, resultado do exercício do trabalho, que provoca no empregado lesão corporal, perturbação funcional ou doença que determine morte, perda total ou parcial, permanente ou temporariamente, da capacidade para o trabalho.

        Oliveira et al (2012) aponta que as falhas são numerosas e as fontes se originam da própria empresa ou em seu ambiente. As fontes citadas geralmente são determinadas por um ou mais fatores, isolados ou não, relacionados a condições ambientais, administrativas e comportamentais, que propiciam o evento indesejado.

        Segundo relatório da OIT – Organização Internacional do Trabalho, o setor da construção civil é o que mais apresenta acidentes de trabalho, devido os trabalhadores estarem expostos a variados riscos e danos à saúde.

DESENVOLVIMENTO

        A pesquisa realizada investigou 127 acidentes e suas causas, classificando-as de maior para menor ocorrência, categorizando-as e identificando os casos com maior incidência.

        De início foi realizado um levantamento de um grupo interdisciplinar que a empresa possuía. E metodologia de falhas reversas se deu utilizando a ADC, porém os dados não eram suficientes para mostrar as causas. Os acidentes foram separados utilizando a metodologia de Pareto em conjunto com a metodologia FMEA na qual conseguiria estratificar as causas básicas dos acidentes e ainda propor medidas preventivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com