TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Gerenciamento de Aquisições

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Anderson Arans Roesner

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Aquisições

Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos

São José, SC

2017

FICHAMENTO

TÍTULO: Gerenciamento de Aquisições

CASO: Betapharm Corp. (A)

REFERÊNCIA:

SUSAN, L. KULP; TAYLOR, R. RAND A Betapharm Corp (A). Harvard Business School. 108-P02, Agosto 2005.

 

O artigo em questão, nos dá grande suporte para realizarmos um bom gerenciamento de aquisições particulares e ou de projetos de grande magnitude. Brannigan, vice-presidente da Betapharm, possuía algumas dúvidas referentes a aquisição de produtos variados e queria saber se o novo sistema implantado, Emptoris ePass, poderia ser aplicado nestes casos, antes mesmo da sua reunião com o director de eSourcing e com os grupos de sourcing, que iria discutir esses pontos. 

Histórico do Setor

Nos últimos anos as vendas farmacêuticas estavam em crescimento médio ligeiramente superior a dez por cento entre 1996 e 2003, mas os mercados indicavam um crescimento muito menor para os próximos anos, sendo assim a empresa estava com certa preocupação referente a essa diminuição e com termino de algumas patentes, além de outros fatores que irão impactar nas vendas. Entre estes fatores estava a melhora nas assistências medicas e a migração gradual para medicamentos genéricos.

O mercado de medicamentos era dividido da seguinte maneira: A Europa e o Japão com, respectivamente, 28% e 11% e o maior era a América do Norte com 49%, sendo esse o mercado farmacêutico que mais crescia, e também se desacelerara devido às pressões sobre os preços e à escassez relativa de aprovações de produtos novos.

Como o lucro dos remédios patenteados era muito bom, a Betapharm concentrava suas energias nas pesquisas de novas patentes, mas se encontrava com muitas dessa patentes se  encerrando, fato que causava certo temor. Muitas industrias deste ramo não acompanharam as outras concorrentes do setor que tinham práticas de inovação nas suas cadeias de aquisição e gerenciavam os seus custos com insumos a fim de reduzir os custos globais.  Praticamente a metade do valor da produção dos medicamentos era do custo de insumos e em 2002, a grande maioria das empresas planejavam automatizar seus processos de gerenciamento de gastos. Muitas dessas empresas começaram a inovar e realizar compras com ferramentas de compras on-line e outras concertaram-se em alguns poucos fornecedores e tentaram firmar contratos para melhorar os valores de aquisição dos insumos.

Histórico da Empresa

Entre 5% e 10% do mercado farmacêutico mundial era dominado pela Betapharm, que é uma das maiores empresas deste seguimento, entre seu portfólio encontrava-se: anti-infecciosos, sistema nervoso central, sistema respiratório e trato gastrointestinal/metabolismo. Mesmo muito bem estabilizada no Mercado, a empresa sabia que a maioria deles tinha patentes que expirariam em dois anos, causando grande preocupação com relação ao seu crescimento. Assim a companhia tinha a visão de reduzir as suas despesas com compras e a gerência já colocava a meta de reduzir em 12,5% durante a 2004.

Processo de compras

Todas as compras passavam por um grupo de sourcing que tinha representantes das áreas de compras, qualidade, técnica, finança e logística. Este grupo realizava e decidia todos os tramites de compra para aquisição de algum insumo ou mesmo serviço. Habilitava os fornecedores afim de poderem participar dos leilões, além de negociar e especificar claramente o que determinado item de aquisição deveria possuir, de maneira que todos fornecedores estavam falando da mesma coisa.  

Todas as decisões do grupo baseava-se não apenas no preço, mas na descrição enviada ao fornecedor, prazo de entrega, condições de pagamento, manutenção dos valores e outros, é claro que o objetivo principal era o “Custo Total”. Com os leilões as negociações eram muito rápidas e conseguindo diminuir continuamente o montante de gastos.

Ferramentas de e-sourcing

O grupo de sourcing tinha em suas mãos um pacote de ferramentas sofisticadas que ajudavam no processo de compras. De certa forma esse pacote dava grande apoio as decisões tomadas, pois possuía ferramentas analíticas e ferramentas eletrônicas, entre outras. Tais ferramentas acompanhavam os gastos, desenvolviam contratos, gerenciamento de planos e validação de projetos.

O sistema Emptoris ePass adquirido pela Betapharm, realizava emissão de solicitações de informações (RFIs do inglês “requests for information”), realizava leilões reversos eletrônicos e solicitava ofertas lacradas. A companhia tinha as especificações dos produtos do processo de cotação muito bem elaborado e eram totalmente transparentes para os fornecedores. O grupo de sourcing decidia a quantidade de informações a ser fornecida durante o leilão, com base no número de fornecedores realizando os lances e na diferença inicial entre as cotações nas solicitações de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (169.1 Kb)   docx (412.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com