TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Surplus

Monografias: Resenha Do Filme Surplus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Surplus faz uma crítica forte ao capitalismo que promove o consumismo desenfreado, problema social, econômico e ambiental. Como visto durante as aulas sobre taylorismo e fordismo, o homem se transformou numa máquina de consumo e ganância sem fim, que além de destruir o mundo, está destruindo a si mesmo. O homem anula suas vontades para satisfazer o consumo que a mídia o impõe, quando no entanto estão tendo uma vida insatisfatória.

O crecimento sustentável, assunto bem atual é impossível sem que haja uma distribuição justa entre os povos, diminuindo assim os efeitos da desigualdade social e é fato que os países desenvolvidos crescem as custas de países menos desenvolvidos. São mostradas uma série de realidades diferentes para ilustrar a particularidade do capitalismo, que deixa poucas pessoas com muito e muitas pessoas com pouco.

Apresentando uma realidade bem atual, o filme mostra como o meio ambiente vem sendo destruído para que as indústrias continuem a produzir exageradamente, maximizando cada vez mais seus lucros. Esse mesmo tema é abordado no texto Ecology Against Capitalism, que tem como tema central o conflito entre o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental. Países considerados de primeiro mundo apesar de representar apenas 20% da população atual, consomem 80% dos recursos mundiais. Esse nível de consumo é insustentável, se continuarmos a consumir nessas proporções. Muitas das companias multinacionais são muito mais poderosas que os governos e o nível de consumo é insustentável, um dado muito curioso referente a esse assunto no filme é que empresários estão começando a governar o mundo recentemente, na frente do próprio governo. Como estudado em Marx, o capitalismo faz com que as pessoas sejam alienadas, pois elas se tornam escravas do próprio trabalho e dinheito, sem perceber e o único motivo do trabalho é satisfazer seu próprio consumo. O trabalho se tornou repetitivo devido a tecnologia que está presente, ou seja, as pessoas estão sobre uma coleira eletrônica, se distanciando cada vez mais umas das outras, porque a tecnologia moderna prefere distanciar a aproximar pessoas.

Surplus é um filme bastante pessimista, no entanto serve de alerta para o ser humano, que chegou o momento de reconsiderar alguns valores que a sociedade prioriza e repensar algumas atitudes em relação ao meio ambiente, pois o planeta está nos enviando os primeiros sinais de que algo não está correto em relação a esse consumo frenético, uma solução talvez seria o desejo universal de uma vida simples e satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com