TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O Jogo da Imitação

Por:   •  15/9/2019  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

VICTÓRIA FERNANDES DA SILVA

RESENHA CRÍTICA: O JOGO DA IMITAÇÃO

MACAÉ – RJ

2019

VICTÓRIA FERNANDES DA SILVA

RESENHA CRÍTICA: O JOGO DA IMITAÇÃO

Trabalho apresentado como componente da nota parcial para aprovação na disciplina de Metodologia de Pesquisa do curso de Engenharia de Produção.

Professor: Bruno Blanco

MACAÉ – RJ

2019

MOORE, Graham. O Jogo da Imitação. EUA: Morten Tyldum, 2014. The Weinstein Company.

Victória Fernandes da Silva[1]

O filme O jogo da Imitação, 2014, originado do livro Alan Turing: The Enigma, foi dirigido por Morten Tyldum, um cineasta norueguês. O longa é norte americano, tem duração de 1 horas e 54 minutos e pertence aos gêneros de suspense e drama biográfico, obtendo entre as indicações para diversos prêmios, o reconhecimento no Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

A obra cinematográfica retrata o período da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente na Inglaterra e conta a história de Alan Turing, gênio matemático. Este, apesar de suas dificuldades de relacionamento e trabalho em equipe, é escolhido pelo governo britânico para decodificar a comunicação alemã, a fim de auxiliar os Aliados a vencerem a Guerra.

O desafio em questão consistia em um trabalho impossível de ser realizado manualmente, decifrar a máquina responsável pelas mensagens alemãs, a Enigma. Segundo o filme, a máquina seria, na época, o problema mais difícil do mundo, o qual exigiria 20 milhões de anos para ser resolvido de forma manual. No entanto, mesmo com seu comportamento individualista e muitas vezes arrogante, fruto de uma infância marcada por bullying e da vida adulta oculta por sua orientação sexual ser considerada crime na época, Turing é incumbido de liderar a equipe e construir uma máquina que seria capaz de processar todas as possibilidades no período de 18 horas, possibilitando as forças militares agirem antes de bombardeios e ataques nazistas.

Dessa forma, além de demonstrar o desenvolvimento da tecnologia, que posteriormente salvaria milhões de vidas, o filme trouxe à tona temas atuais como problemas enfrentados durante a infância, preconceitos, machismo, pressão da sociedade e rigidez do sistema militar. Ademais, o final emocionante traz a resolução da codificação e, consigo, a difícil decisão tomada pela equipe para que conseguissem vencer a guerra, desenvolvendo uma estratégia em que não seria possível salvar algumas vidas, um exercício de poder além do conhecido como legítimo (DIAS, SANTOS e RODRIGUES, 2018).

Por fim,  O Jogo da Imitação relata a história de um matemático além de suas habilidades para resolução de problemas, mas insere uma reflexão acerca das relações interpessoais e uma descrição de fatos históricos capaz de conectar o telespectador a narrativa, culminando numa cena final de celebração, apesar do suicídio do protagonista por ter sido humilhado e submetido à castração química.

REFERÊNCIAS

DIAS, K.F.V.B.; SANTO, A.P.M.; RODRIGUES, L. A. Direitos humanos: uma reflexão sobre o filme O Jogo da Imitação a partir de alguns conceitos de Michel Foucault. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID4393_18092018110712.pdf. Acessado em: 31 de ago. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (262.2 Kb)   docx (188.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com