TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O monge e o executivo

Por:   •  6/5/2015  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

Referência

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 15ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2004.

Resumo

O livro conta a história de John um homem bem sucedido e super ocupado que trabalha numa indústria de grande porte. Homem casado e pai de dois filhos e que levava uma vida na normalidade, dentro das correrias diárias, de repente ele percebe que sua família e sua vida estava se desestruturando, os negócios iam mal e ele não conseguia se relacionar bem com a esposa e filhos, foi aí que o pastor da igreja que ele frequentava lhe deu a ideia de participar de um retiro num mosteiro. Mesmo não vendo sentido na ida dele ao retiro, John foi afim de agradar a esposa e ao pastor, ao chegar no mosteiro ele conheceu um ex executivo que resolveu viver uma vida de paz e sossego e foi na vivência com essa pessoa que ele aprendeu o verdadeiro sentido de liderança, pois, durante o retiro eles discutiam sobre as diversas lideranças, as posições/funções que os mesmos deveriam assumir e executar, aprendeu que liderança não é poder, é autoridade, mas uma autoridade conquista com dedicação, humildade, amor, competência e respeito e aprendeu principalmente que o bom líder deve antes de tudo servir e respeitar todos a sua volta.

Crítica à obra

O livro mostra a necessidade de estarmos sempre abertos à novas experiências, às grandes mudanças, entender que se algo não está indo bem, precisa-se mudar alguma coisa, as estratégias, os personagens, agindo do mesmo modo, jamais conseguiremos resultados diferentes.

É sempre enriquecedor a oportunidade de viver em grupo, refletir e até mudar velhos conceitos, ouvir o colega, se interessar, ter humildade, respeito, aceitar opiniões, mesmo que não concordando, isso tudo só ajuda no crescimento pessoal e coletivo

Faz-se necessário sair da zona de conforto, por mais difícil que seja enfrentar e criar mudanças, persistir e na persistência encontrar novas alternativas, novos caminhos.

Relação da obra com a Disciplina Gestão de Pessoas

A disciplina Gestão de Pessoa tem como prioridade as mudanças e desenvolvimentos dos diversos talentos, organização, planejamento, evolução, lidar com conflitos, saber respeitar o outro, agir de maneira coesa e o livro nos traz exatamente isso, saber aceitar e lidar com as situações diárias, de maneira que gere sempre o crescimento pessoal e coletivo.

Indicação

Indico a todos que pretendem trabalhar como líderes, bem como melhorar todo e qualquer relacionamento com pessoas (equipes, departamentos, etc.)

O livro nos incentiva ao respeito e a humildade, ser líder é antes de tudo servir, ser coerente, responsável.

O Monge e o Executivo nos faz refletir sobre questões diárias, nos dando a oportunidade de melhorar diariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com