TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha RUP

Monografias: Resenha RUP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSO RUP

O Processo Unificado da Rational conhecido como RUP (Rational Unified Process), é um processo de engenharia de software (área dedicada à concepção, execução, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, gerência de projetos e outras disciplinas, para que os sistemas se comportem de forma confiável e eficiente) criado para apoiar o desenvolvimento orientado a objetos, fornecendo uma forma sistemática para se obter vantagens no uso da UML (Unified Modeling Language), que significa Linguagem Unificada de Modelagem é uma linguagem padrão para modelagem orientada a objetos. Foi criado pela Rational Software Corporation e adquirido em fevereiro de 2003 pela IBM.

Este processo fornece técnicas às equipes de desenvolvimento objetivando o aumento da produtividade seguindo uma abordagem prescritiva (normatização). O principal objetivo do RUP é atender as necessidades dos usuários garantindo uma produção de software de alta qualidade que cumpra um cronograma e um orçamento previsíveis. Assim o RUP mostra como o sistema será construído na fase de implementação, gerando o modelo do projeto e, opcionalmente, o modelo de análise que é utilizado para garantir a robustez. O RUP define perfeitamente quem é responsável pelo que, como as coisas deverão ser feitas e quando devem ser realizadas, descrevendo todas as metas de desenvolvimento especificamente para que sejam alcançadas.

O RUP organiza o desenvolvimento de software em quatro fases, onde são tratadas questões sobre planejamento, levantamento de requisitos, análise, implementação, teste e implantação do software, distribuídos entre vários profissionais como o Analista de sistema, Projetista, Projetista de testes, entre outros.

A fase de iniciação do RUP abrange as tarefas de comunicação com o cliente e planejamento. É feito um plano de projeto avaliando os possíveis riscos, as estimativas de custo e prazos, estabelecendo as prioridades, levantamento dos requisitos do sistema e preliminarmente analisá-lo. Assim, haverá uma anuência das partes interessadas na definição do escopo do projeto, onde são examinados os objetivos para se decidir sobre a continuidade do desenvolvimento.

A fase de elaboração abrange a modelagem do modelo genérico do processo. O objetivo desta fase é analisar de forma mais detalhada a análise do domínio do problema, revisando os riscos que o projeto pode sofrer e a arquitetura do projeto começa a ter sua forma básica. Indagações como "O plano do projeto é confiável?", "Os custos são admissíveis?" são esclarecidas nesta etapa. Complementação da documentação dos use case (tipo de classificador representando uma unidade funcional coerente provida pelo sistema, subsistema, ou classe manifestada por sequências de mensagens intercambiáveis entre os sistemas e um ou mais atores, “login para sistema”, por exemplo).

A fase de construção desenvolve ou adquire os componentes de software. O principal objetivo desta fase é a construção do sistema de software, com foco no desenvolvimento de componentes e outros recursos do sistema. É na fase de construção que a maior parte de codificação ocorre. Concentra-se em implementar, testar e integrar os mini projetos para integrar o sistema como um todo.

A fase de transição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com