TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme Belo Monte

Por:   •  7/7/2017  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.345 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE MAUÁ DE BRASÍLIA

ENGENHARIA CIVIL

RESENHA CRÍTICA

BELO MONTE DEPOIS DA INUNDAÇÃO

Gustavo Souza da Silva

Vicente Pires/DF

2017

BELO MONTE DEPOIS DA INUNDAÇÃO

SOUTHGATE, Todd. Belo Monte: Depois da Inundação. Brasil, 2016. Internacional Rivers, Amazon Watch.

O filme “Belo Monte Depois da Inundação”, do Original “Belo Monte After The Flood”, produzido em 2016 pela Internacional Rivers, Amazon Watch e por Todd Southgate, que é um cineasta e diretor nascido no Canada. O filme tem duração de 53 minutos e 54 Segundos e pertence ao gênero documentário.

O documentário traz à tona todas as consequências sociais e ambientais da má implementação de Belo Monte, quarta maior usina hidrelétrica do mundo. Enquanto comemoravam-se o primeiro teste na usina, os habitantes não encontravam motivos para celebrar, afinal todas as pessoas foram impactadas diretamente. Muitos foram expulsos e outros perderam seus bens por causa do alagamento da barragem, resultando na perda de suas identidades e seus modos de vida.

A cidade de Altamira ficou completamente desfigurada depois do termino das obras. Os trabalhadores que ficaram na cidade e que não conseguiram emprego contribuíram para uma taxa já elevada de desemprego. Com o surto populacional, onde o número de habitantes quase que dobrou, veio também o aumento da violência e da criminalidade. Os Reassentamentos populacionais mal planejados, condicionais impostas não cumpridas e as que compridas mal executadas, espécies que foram extintas, mostram o total descaso com a população e o meio ambiente.

Apesar dos diversos protestos e das obras serem paralisadas diversas vezes, o empreendimento foi adiante com o valor final de 30 bilhões de reais, quase quatro vezes o valor inicial estimado, mas os custos ambientais e sociais ainda estão sendo calculados. Uma bola de neve que se originou com esse empreendimento de impactos irreversíveis na vida de toda a população, que vem recebendo apoio de diversos lugares a favor da luta para proteção da vida na Amazônia.

A produção deste documentário mostrou uma realidade que muitos desconhecem a respeito da construção de Belo Monte. Uma história comovente e impactante que devia ser disseminada em toda sociedade para conscientização sobre a extrema importância da preservação dos ecossistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com