TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre - "Análise de consequências de uma explosão tipo bleve de um caminhão autotanque do GLP tipo BOBTAIL"

Por:   •  22/11/2017  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS PONTA GROSSA

UNIDADE CURRICULAR: INSTALAÇÕES EM SISTEMAS INDUSTRIAIS

Prof. Paulo Sergio Parangaba Ignacio

TEMA: Resumo do artigo

NOME DO ALUNO: Caio Luiz Rodrigues de Souza

O artigo “Análise de consequências de uma explosão tipo bleve de um caminhão autotanque do GLP tipo BOBTAIL”, de Eduardo de Mello Schmitt faz um estudo completo de um acidente envolvendo um caminhão do tipo “BOBTAIL” na cidade de Porto Alegre e quais as consequências do ocorrido.

Primeiramente o artigo faz uma explicação sobre o termo “BLEVE” (Boiling Liquid Expanding Vapour Explosion), que ocorre em vasos e tanques sob pressão ao receber uma carga térmica elevada ou impacto, podendo ser um BLEVE quente ou um BLEVE frio. Sendo o BLEVE quente o mais frequente e o que possui consequências maiores quando comparado com o BLEVE frio.

O BLEVE quente ocorre quando um tanque contendo um líquido sob pressão é exposto ao fogo, o líquido aquece e por consequência a sua pressão de vapor se eleva, aumentando a pressão no tanque. Quando a pressão alcança o valor de ajuste da válvula de segurança do tanque, a válvula abre. Com o decorrer do tempo existira uma quantidade maior de vapor em contato com o tanque, está área ao entrar em contato com o fogo externo, tem a temperatura aumentada até o ponto de fragilizar o equipamento e romper, mesmo com a válvula de segurança operando corretamente.

Em seguida é mostrado o estudo de caso, onde o objetivo é analisar as consequências e a vulnerabilidade do caminhão autotanque do tipo BOBTAIL em um bairro da cidade de Porto Alegre, com engolfamento do tanque em fogo externo.

A metodologia utilizada para a realização dos cálculos dos níveis de pressão por um evento BLEVE, consistem em sete passos básicos, sendo eles:

1. Coleta de dados;

2. Verificar o fluido;

3. Determinar a energia interna no estado inicial, U1;

4. Determinar a energia interna no estado final, U2;

5. Calcular o trabalho específico;

6. Calcular a energia de expansão;

7. Calcular a distância reduzida (R) para a distância do ponto avaliado.

A partir dos dados calculados foi possível calcular os danos que seriam causados a pessoas e aos edifícios no raio de ação da explosão. Chegou-se à conclusão de que seria necessário uma distância de 327 metros para estar em uma zona segura em termos de sobrepressão, já pra termos de fluxo térmico radioativo seria necessário uma distância de 879 metros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com