TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos De Sistemas De Informação

Artigo: Resumo Fundamentos De Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  1.781 Visualizações

Página 1 de 5

Tudo ao nosso redor pode ser considerado um sistema ou componentes de um sistema. A ideia de abordagem sistêmica surgiu por volta de 1910, quando Kenneth Bouilding, fundou uma sociedade para o avanço dos sistemas gerais. Depois, Ludwig Von, complementa com seus estudos e experimentos, o que hoje conhecemos por Teoria Geral dos Sistemas.

A TGS (Teoria Geral de Sistemas) é uma abordagem estruturalista que busca a integração de várias outras abordagens com o propósito de produzir teorias que possam criar condições de aplicações na realidade empírica dentro da organização. Tem origem nas teorias da Burocracia, Clássica e das Relações Humanas. A TGS mostra a organização como um Sistema Aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.

Um sistema pode ser conceituado como uma entidade conceitual ou física, composta por partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes. Cada parte do sistema, chama-se sub-sistema. Ex: Carro (Entidade Física) Rodas, motor (Sub-sistema). Assim, um sistema é composto por entradas, processamento, saídas, entropia (tendência de todos os seres de desagregação, buscando novos rumos), homeostase (doenças e distúrbios do sistema) e retroalimentação (Feedback – capacidade do sistema de se reajustar).

Sistema de Informação – Ajuntamento de informação e conhecimento. Um sistema de informações contém informações sobre pessoas, locais e itens importantes para as organizações.

De acordo com a estrutura organizacional, os sistemas de informação deverão adaptar-se ao modo como as atividades e os processos são trabalhados em uma empresa. Porém, conforme as áreas se tornam menos operacionais, as informações se tornam cada vez menos estruturadas, e, quanto mais as áreas são operacionais, mais estruturadas serão as suas informações.

Para construir um sistema de informação eficaz, é necessário elicitar requisitos dos stakeholders (Partes interessadas no projeto). Para isso, indica-se usar a pesquisa qualitativa ou experiência com o usuário.

• TGS –Teoria Geral de Sistemas – Abordagem Estruturalista que busca integrar abordagens clássicas nas relações humanas.

História (Marco inicial em 1910 com Kenneth Bouilding, em 1950 foi melhorado por Ludwing Von Bertalanffy e juntos criam a TGS)

Sistema (Qualquer entidade conceitual ou física, composta por partes inter-relacionadas e interdependentes. A cada parte do sistema, chama-se subsistema). Sistemas Fechados (Estáticos – Não tem muita mudança Ex. O mapa da Terra, Sistema Solar. Dificilmente Muda) Sistemas Abertos (Muda constantemente e são Autorreguláveis).

O sistema sempre está em um ambiente. E um sistema possui Entrada, Processamento e Saída. Complementa-se com a Entropia (Tendência de todos os seres de desagregação, buscando novos rumos) Homeostase (Doenças e Distúrbios do Sistema) e a Retroalimentação (Feedback - Capacidade do Sistema de se Reajustar)

• Organização e Competitividade – As informações são categorizadas por seu conteúdo ou setor.

Classificação das Informações Organizacionais: Estruturadas (Operacional –Movimentação de Contas a Pagar), Semiestruturadas (Tático) Não estruturadas (Estratégico).

• Sistemas de Informação – É um conjunto de componentes relacionados entre si que distribuem informações que servem para apoiar a tomada de decisão.

Informação é um dado processado. Com Significado.

Dado é algo bruto, não tratado, uma sequencia de fatos não analisados.. Sem Significado.

A área de sistemas de informação é multidisciplinar, ou seja, implica em abordagens técnicas e comportamentais. Logo, sistemas de informação são considerados Sociotécnicos. Tendo sua base em várias matérias.

2º Encontro –

Sistemas de Informação nas Organizações

• Importância e Dimensões –

Importância dos Sistemas de Informação: Novos Produtos, serviços e modelos de negócios. E melhor relacionamento entre clientes e fornecedores. Pois todos os processos dentro de uma organização devem ser suportados por um sistema de informação. Exemplo: Folha de pagamento. Então, ajuda na melhoria no que tange a tomada de decisões. Nas vantagens competitivas e na Sobrevivência das organizações.

Ambiente de TI – Composto por: Dado, Informação, Conhecimento, Decisão e comunicação.

Então finalizando, Os sistemas de informações atendem várias áreas de uma empresa, tais como vendas, financeiro, comprar, estoque, área contábil entre outras. Estes sistemas são chamados de Sistemas ERP. Pois automatizam essas tarefas administrativas. Os Sistemas ERP, são capazes de integrar todas as áreas de negócios de uma empresa, tornando-a mais automatizada e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com