TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Imagem Organizacional

Por:   •  28/9/2022  •  Resenha  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

Começamos a ver as organizações como máquinas, empresas racionais planejadas e estruturadas para atingir determinados fins.

Essa teoria tem orientado as organizações desde a revolução industrial.

Máquinas, pensamentos mecânicos e o surgimento da organização burocrática

As organizações que são planejadas e operadas como se fossem máquinas são geralmente chamadas de organizações burocráticas. Contudo, as organizações que são vistas como se fossem máquinas, tendemos a esperar que os funcionários funcionam como máquinas: de maneira rotineira, eficiente, confiável e previsível. Um dos principais desafios enfrentados pelas organizações modernas é substituir o pensamento mecanicista por ideias novas e abordagens.

As origens da organização mecanicista

-Ferramentas e instrumentos: São dispositivos mecânicos inventados e desenvolvidos para ajudar a realização de alguma atividade voltada para alguma meta. O uso de máquinas, especialmente na indústria, exigiu que as organizações fossem adaptadas às necessidades das máquinas.

-Máquinfis e a Revolução Industrial: A tendência crescente para a burocratização e rotinização da vida em geral. Muitos grupos de familiares e artesãos que trabalhavam por conta própria em suas residências abriram mão da sua autonomia para trabalhar em tarefas relativamente não especializadas em fábricas. Novos procedimentos e técnicas foram introduzidos para disciplinar os operários para que aceitassem as novas e rigorosas rotinas da produção fabril.

-As forças armadas e a automação humana: Foi possível aprender muito sobre organizações mecanicista com as organizações militares, desde o tempo de Frederico, o Grande, de 1740 a 1786. Em seu esforço para transformar o exército em um instrumento confiável e eficiente ele introduziu muitas reformas, entre elas estavam:

-A introdução de escalões e uniformes

-Aumento da especialização de tarefas

-Uso de equipamentos padronizados

-Treinamentos sistêmicos

Muitas ideias de Frederico tiveram grande importância na solução de problemas criados pelo desenvolvimento dos sistemas de produção de fábricas. Organizações que usavam máquinas tornavam-se cada vez mais semelhantes a máquinas.

As origens da teoria clássica da administração e a administração científica

A burocracia de Weber

Um dos primeiros teóricos organizacionais a observar os paralelos entre a mecanização das indústrias e as formas burocráticas de organização. Ele notou que a forma burocrática rotiniza o processo de administração exatamente como a máquina rotiniza a produção. Inteira a burocracia, como uma forma de organização que enfatiza

-Precisão

-Velocidade

-Clareza

-Eficiência

Ele viu que as abordagens burocráticas tinham o potencial de rotinizar a mecanizar quase todos os aspectos da vida humana, corroendo o espírito humano e a capacidade de ação espontânea. Enquanto os teóricos da administração clássica focalizam no planejamento organizacional total, os administradores científicos se concentram no planejamento e administração de tarefas individuais.

Administração clássica e princípios mecanicistas da organização

Os princípios básicos de seu pensamento são capturados na ideia de que a administração é um processo de:

-Planejamento

-Organização

-Comando

-Coordenação

-Controle

Em conjunto lançaram a base das modernas técnicas de administração, como a administração por objetivos (management by objectives-MBO)

A organização torna-se uma forma de engenharia

Criando flexibilidade limitada através da descentralização

Os teóricos da administração clássica reconheceram a necessidade de conciliar os requisitos contraditórios de centralização e descentralização para preservar requisitos uma flexibilidade adequada em diferentes partes das grandes organizações.

Alcançando metas através dos sistemas de controle de cima pra baixo

Formas de MBO são frequentemente utilizadas para impor um sistema mecanicista de metas e objetivos da organização. Estes são então usados para controlar a direção que a administração e os empregados podem conduzir a organização.

Sistemas de informações computadorizados hoje permitem que o desempenho seja submetido a uma vigilância e controle quase completo

A essência da teoria clássica da administração e a sua moderna aplicação é sugerir que as organizações podem ou devem ter sistemas racionais que funcionem da maneira mais eficiente possível.

Desumanizando os trabalhadores para atingir os objetivos da organização

Os teóricos clássicos deram relativamente pouca atenção aos aspectos humanos da organização. Os teóricos clássicos têm sido muito criticados por terem negligenciado o lado humano da organização. Mas os administradores e consultores modernos muitas vezes continuam a introduzir o aspecto mecanicista em sua maneira de pensar.

o movimento de reengenharia encontrou exatamente

os mesmos problemas e fracassos experimentados pelos princípios mais antigos da administração clássica: o fator humano frequentemente subverte o

processo de reengenharia, causando índices maciços de fracasso.

"Administração científica": aperfeiçoando o desenho técnico

Taylor, quem as desenvolveu a um extremo lógico. Aumentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com