TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Operações Unitários

Por:   •  20/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANDRIA ALINE POJO RIBEIRO

DOCENTE: CILENE

DISCIPLINA: OPERAÇÕES UNITARIAS 1

PALMAS- TO

2022

RESUMO DE BOMBAS SANITÁRIAS

        

RESUMO:

Para que se oriente adequadamente na escolha de tipo de bomba para realizar uma determinada tarefa com a maior eficiência possível e, portanto, dentro das exigências da conservação de energia, é preciso conhecer cada uma delas.  Bomba é uma máquina operatriz hidráulica que transfere energia ao fluido com a finalidade de transportá-lo de um ponto a outro. Recebe energia de uma fonte motora qualquer e cede parte dessa energia ao fluido sob forma de energia de pressão, energia cinética ou ambas. A relação entre a energia cedida pela bomba ao líquido e a energia que foi recebida da fonte motora determina o rendimento da bomba.

A principal função das bombas sanitárias é atender a necessidades sanitárias do processo de transportes de produtos de consumo humano ou animal. As bombas sanitárias são projetadas para aplicações que varia, de produtos de baixa viscosidade (bombas centrífugas) a produtos de alta viscosidade ou produtos sensíveis ao cisalhamento que exigem bombeamento suave fluxo linear e sem pulsação (bomba de lóbulo). Existem também bombas projetadas para bombear líquidos contendo ar ou gás, essas são usadas principalmente em aplicações de retorno CIP (bombas de anel liquido e bombas centrifugas auto escoante).

 Uma bomba centrifuga sanitária é composta por duas partes principais: o rotor, que é conectado ao motor por um eixo, e a carcaça, que pode ser tipo voluto ou difusor. Isto também cria uma zona de baixa pressão no centro (“olho”), o que faz com que o liquido seja “sugado” para dentro da bomba, aumentando seu fluxo pela entrada do dispositivo. Assim, o fluido ganha energia cinética e é impulsionado para a periferia da bomba para o voluto ou difusor.

Existem, radial puras ou radiais, bombas de fluxo misto e de fluxo axial, nelas o liquido entra no rotor paralelamente ao eixo, acionado para a periferia pelas lâminas, de acordo com o eixo. Em uma bomba axial toda a energia cinética é transferida para a massa liquida pela força puramente arrastada. A direção de saída do liquido é paralela ao eixo, estes tipos de bombas são empregadas quando se deseja vazão elevada e as cargas serem fornecidas ao fluidos são pequenas. A bomba de fluxo misto fornece energia entre dois extremos de forma de transmissão de energia, isto é, parte é cedida de força centrifuga e a outra parte é da força de arrasto.

Exemplos de bombas centrifugas sanitárias:

-Aplicação / Características:  As Bombas Centrífugas Sanitárias METAL LIMPO são aplicadas nas indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas.  Altamente sanitárias, possuem carcaça afastada do motor, rotor aberto e selo mecânico externo o que garante a não emissão de partículas para o produto bombeado. O (II Polos) para 60Hz.O trabalho de uma bomba centrifuga é agregar pressão à instalação hidráulica, sendo que parte desta pressão é utilizada para vencer a diferença de altura e a perda de carga da instalação, o restante é convertido em vazão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (707.8 Kb)   docx (708.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com