TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Planejamento Estratégico da Produção

Por:   •  18/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 7

Empresas diversificadas buscando economias de escopo quase sempre possuem investimentos muito inflexíveis para estimular a sinergia entre as unidades de negócio. Como resolver este tipo de problema?
• A empresa pode mudar o seu nível de mudanças tecnológicas atuando em ambientes que proporcionem mais certeza. Esse comportamento pode tornar a empresa avessa ao risco e, consequentemente, fazer com que ela não se interesse em buscar novas linhas de produto que têm potencial, mas não são comprovadas. • Como alternativa a empresa pode restringir o seu grau de compartilhamento de atividades e abdicar dos possíveis benefícios da sinergia.

RELACIONAMENTOS CORPORATIVOS E OPERACIONAIS SIMULTÂNEOS.
Economias de escopo: economia de custos criadas para dividir com sucesso alguns de seus recursos ou transferir competências essenciais no nível corporativo que foram desenvolvidas em uma de suas unidades de negócios para as outras.

EX: WALT DISNEY CO. Com o Studio Entertainmento a empresa pode obter economias de escopo compartilhando as atividades entre suas empresas de distribuição de filmes.
- O conhecimento amplo de seus clientes auxilia o desenvolvimento de competências essenciais no nível corporativo (marketing). Com essas competências, pode criar economias de escopo por meio do relacionamento coorporativo (venda cruzada de produtos destacados em seus filmes através da propaganda feita nas diferentes áreas da empresa). Assim, as personagens criadas nos filmes tornam-se imagens comercializadas nas lojas da Disney. Além disso, os temas dos filmes tornam-se fonte de novas atrac
̧ões nos parques temáticos da empresa.

5 partes de uma organização/Onde se encontram os analistas, suas assessorias e auxiliares de apoio para prestação de serviços à empresa?

A) Tecnoestrutura
B) Núcleo operacional

C) Linha intermediária


D) Cúpula estratégica
E) Assessoria de apoio

Planejamento estratégico: processo analítico voltado à execução de estratégias já identificadas e resulta na criação de um plano.
O pensamento estratégico envolve intuição e criatividade. É uma forma de sintetizar os estímulos dos ambientes interno e externo para criar uma perspectiva integrada de empreendimento. NÃO se refere a uma característica do pensamento estratégico:

A) amplo
B) oportunista
C) semipolarizado
D) focado em objetivos


Escola que NÃO se refere ao processo de formulação da estratégia:

A) Cultural, Ambiental, Institucionalista
B) Design, Planejamento, Poder
C) Configuração, Aprendizado, Posicionamento
D) Empreendedora, Cultural, Cognitiva

(Esc. Poder) Forma estratégias como um processo mental que desvenda os interesses e as negociações por trás da elaboração das estratégias das empresas.
(
Esc. Confgurativa) Forma estratégias como um processo de transformação que enfatiza o caráter transitório e contextual das estratégias.
(
Esc. Posicionamento) Forma estratégias como um processo analítico que vê a estratégia como a escolha deliberada de posicionamentos competitivos por meio de processos analíticos de decisão.
(
Esc. Empreendedora) Forma estratégias como um processo visionário, focalizando o papel dos líderes carismáticos, e dos empreendedores visionários.
(
Esc. Cognitiva) Forma estratégias como um processo mental que as trata do ponto de vista dos processos mentais envolvidos na sua elaboração e implementação.
(
Esc. Planejamento) Forma estratégias como um processo formal, enfatizando os aspectos formais, estruturados e numéricos do processo de formação de estratégia.

CAP 6 - ESTRATÉGIA NO NÍVEL CORPORATIVO

Especifica medidas que uma organização toma para ganhar vantagem competitiva ao selecionar e gerenciar um grupo de áreas diferentes competindo em mercados de produtos diferentes.
As empresas utilizam estratégias no nível corporativo como meio de aumentar as receitas e lucros.

Diversificação: fornece flexibilidade para que as companhias transfiram seus investimentos para mercados nos quais grandes retornos são possíveis, em vez de dependerem apenas de um ou poucos mercados.

Motivos para a diversificação:

A diversificação (relacionada ou não relacionada) é usada para aumentar o valor da empresa ao aumentar seu desempenho geral.
O valor é criado (através da diversificação relacionada ou não relacionada) quando a estratégia permite que uma área aumente receitas ou reduza custos enquanto implementa suas estratégias no nível de negócios.

Níveis de diversificação
Baixo
Empresa opta por uma estratégia de diversificação de negócio único ou de negócio dominante.
(gera 95% ou mais de sua receita de vendas a partir da sua área principal de negócios)

Médio/alto
A empresa que gera mais de 30% de sua receita fora de um negócio dominante e cujas unidades estão relacionadas entre si de alguma maneira.

Muito alto
Empresa que não possui relacionamentos entre seus negócios = diversificação não relacionada

Diversificação de criação de valor
Economias de escopo (diversificação relacionada)

1. Divisão de atividades
2. Transferência de competências essenciais

Poder de mercado (diversificação relacionada)

Existe quando se é capaz de vender os produtos acima do nível competitivo existente ou reduzir os custos de atividades de suporte e primárias abaixo do nível competitivo, ou ambos.

Bloqueio de concorrentes através da competição multiponto: Existe quando duas ou mais empresas diversificadas competem simultaneamente nas mesmas áreas de produtos ou mercados geográficos.

Integração vertical: Existe quando uma empresa produz os próprios insumos (integração para trás) ou possui a própria fonte de distribuição de produtos (integração para frente).

Economias financeiras (diversificação não relacionada)
Consistem na redução de custos realizados por melhorias na alocação de recursos financeiros com base em investimentos dentro ou fora da empresa. Dois tipos:
--
Alocação de capital de mercado interno eficiente: Reduzem o risco entre as divisões da empresa
(exemplo: levando ao desenvolvimento de um portfólio de negócios com diferentes perfis de risco)

-- Restruturação de negócios: A companhia diversificada compra outra empresa, reestrutura seus ativos de forma que permita que opere com mais lucros e, por fim, a vende para obter lucro no mercado externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com