TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de eng de reservatório

Por:   •  15/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Amazonas – UFAM[pic 1]

Faculdade de Tecnologia - FT

Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás

Propriedade das rochas

Manaus/AM - 2021

Universidade Federal do Amazonas – UFAM[pic 2]

Faculdade de Tecnologia - FT

Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás

Propriedade das rochas

João Victor de Azevedo Pereira – 21751932

[pic 3]

Manaus/AM - 2021

Sumário

Propriedades das rochas.................................................................................................4

        Porosidade...........................................................................................................4

        Compressibilidade...............................................................................................4

        Saturação de Fluidos...........................................................................................5

Permeabilidade....................................................................................................5

Capilaridade.........................................................................................................6

Referências.....................................................................................................................7

Propriedades das Rochas

Este trabalho tem como propósito apresentar informações a respeito das propriedades das rochas, que consequentemente estão diretamente ligadas as propriedades dos fluidos, pois os dois elementos estudados são de suma importância quando trata-se do estudo sobre reservatórios e seu comportamento. As rochas - reservatório, como são chamadas , possuem normalmente entre dois ou mais fluidos.  Os volumes dos fluidos contidos nas rochas, as conexões dos mesmos através delas e outras propriedades serão abordadas neste resumo.

1. Porosidade

A porosidade mede a capacidade de poder armazenar fluidos, ela se expressa relacionando os volumes dos poros da rocha e volume total da rocha. Na engenharia de reservatórios, a porosidade pode ser considerada uma propriedade de rocha bastante importante. É a propriedade da rocha em conter espaços vazios. É dividida em 4 principais ramificações:

 Porosidade absoluta: é a relação entre o volume total de vazios de uma rocha e o volume total da mesma.

Porosidade efetiva: é definida como a razão entre o volume de poros conectados e o volume total. Na engenharia de reservatórios, apenas a porosidade efetiva é de interesse. Isso se dá pois os fluidos que estão localizados em poros isolados não podem ser extraídos.

 Porosidade primária: É aquela que se desenvolveu durante a deposição do material sedimentar. É uma feição que se modifica pelo soterramento e corresponde ao volume dos poros que o a grega do sedimentar tinha no momento da deposição.

 Porosidade secundária: Como resultado de processos geológicos seguintes à conversão dos sedimentos em rochas, se obtém a porosidade secundária. As fraturas, que podem ser encontradas em arenitos e em folhelhos, são exemplos do desenvolvimento de uma porosidade secundária.

2. Compressibilidade

A porosidade das rochas sedimentares é função do grau de compactação das mesmas, e as forças de compactação são funções da máxima profundidade em que a rocha já se encontrou. Possui papel importante na produção do reservatório, pois a partir dela podemos encontrar poroso cheios de fluidos onde o fluido gera pressão sobre as paredes dos poros ( ou seja nos grãos ).

a) Compressibilidade da rocha matriz: é a variação fracional em volume do material sólido da rocha, com a variação unitária da pressão;

b) Compressibilidade total da rocha: é a variação fracional do volume total da rocha, com a variação unitária da pressão;

c) Compressibilidade dos poros: é a variação fracional do volume poroso da rocha com a variação unitária da pressão.

3. Saturação de Fluidos

Sabe-se que em espaços vazios de algum material poroso, pode-se conter algum líquido ou gás. Sendo assim , conhecer o volume poroso de uma rocha pode não ser suficiente para calcular as quantidades de óleo ou gás presentes naquele meio poroso. Precisa-se saber o percentual do volume poroso ocupado por cada fluido no meio poroso. Esses percentuais são chamados de saturação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (92.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com