TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o filme flow

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                         Filme FLOW

A privatização da água se constitui em entregar um recurso natural na mão de grandes empresas privadas. Um recurso natural nada mais é que um bem comum, o qual todos devem ter acesso.  Este recurso no domínio de empresas privadas se tornaria um produto, que seriamos obrigados a pagar para tê-lo. Quem for o dono da água, também seria o dono da vida, afinal, não viveríamos dois ou três dias sem água. Será mesmo que alguém pode ser dono de nós?
Ao entregar um determinado serviço público na mão de empresas, somos submetidos a ganância do capitalismo. O objetivo de uma empresa privada é apenas o lucro, e não prestar um bom serviço público. Também não se importaria com a desigualdade, logo somente quem tem dinheiro seria o “beneficiado”. Enquanto aos pobres não teriam direito a vida, e a igualdade seria praticamente extinta.
Não vejo benefícios para os pobres, que serão os únicos a pagar pelo argumento de que sem a privatização o desperdício de água só aumentaria. O desperdício de água existe pois algumas pessoas não sabem o seu real valor. Crianças, adultos e idosos precisam ser educados, é preciso mais que dizer que devemos economizar, é preciso lembrar o valor da vida e mostrar que a vida só existe por que a água existe.
Este recurso atualmente no Brasil é um bem comum, pagamos por seu tratamento para que possamos consumir sem risco. Dizemos que todos tem acesso, mas sabemos que isso não é uma verdade. A sua distribuição é desigual, com abundância em algumas cidades e escassez em outras. A classe econômica também é influenciada por essa desigualdade, o saneamento básico não chega em regiões mais pobres. Nessas regiões são onde ocorrem o maior número de mortes por doenças causadas pela água contaminada. Sem esperança, o grito destes não ecoa pelo mundo, são abafados pelo som da urbanização e esquecidos por quem vive nela.
A Nestlé e a Coca-Cola são algumas das empresas que exploram a água. Compram terrenos em importantes áreas de fontes de água e fazem o bombeamento de água além do permitido. Essa água que pegam, passa por um tratamento próprio de cada empresa, e por fim se torna um produto. Explorar a água é permitido, mas se tem muitas leis e regras para que esse uso seja consciente e não tire o direito de vida de ninguém. Mas se a voz de quem sofre por isso é muda, os olhos do governo são cegos e a voz das empresas manipuladora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com