TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo ‘’A quinta disciplina’’ de Senge

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FATECS – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas

CURSO: Administração        TURMA: Noturno           ANO: 2016

DISCIPLINA: Gestão de Sistemas de Informação

PROFESSOR: Paulo Cobbe

A QUINTA DISCIPLINA

FABIO JUNIOR G. DE FREITAS

RA 21489085

Brasília, abril, 2016.

Resumo ‘’A quinta disciplina’’ de Senge

Senge, apresenta uma ótica diferente de enxergar o mundo afirmando que as ideias apresentadas neste artigo tendem à quebra da “ilusão de que o mundo é formado por forças separadas e não relacionadas entre si.

Agindo desta forma, segundo o autor, nos apresenta 5 disciplinas que vem convergindo para facilitar a aprendizagem e inovações nas organizações. Embora desenvolvida separadas, mas cada uma delas e importante para o sucesso das outras, são elas: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Objetivo Comum, Aprendizagem em Grupo e Raciocínio Sistêmico.

Para Peter, disciplinas são um conjunto de práticas de aprendizagem, que potenciam em nos certas habilidades, conhecimentos, experiências e níveis de consciência de si.

Domínio Pessoal → Desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional, aproveitando a o máximo a utilização dos recursos no incentivo ao foco das energias do indivíduo em suas áreas de maior interesse e objetivos pessoais.

Modelos Mentais → São Pensamentos, ideias, generalizações ou até mesmo imagens que influenciam a forma de visualizar o mundo. Justamente pelo fato de que, por pura resistência, é que se deixa de quebrar paradigmas.

Objetivo Comum → O direcionamento da visão e criação de uma identidade em torno de um objetivo comum, um futuro para a organização. Esta busca por um futuro visualizada por todos deve ter participação direta do líder, à medida que é capaz de compartilhar com sua equipe seus projetos e objetivos e incentivá-los na busca destes interesses organizacionais.

Aprendizado em Grupo → Senge explica que quando as equipes realmente desenvolvem o aprendizado em grupo os resultados são expressivos, contribuindo a ganhos extraordinários ao grupo. Ele ainda lembra que o QI coletivo pode ser superado, tendo em mente que o modelo não é apenas copiado e sim entendido e colocado em prática contribuindo para uma nova onda de novos experimentos e desenvolvimentos.

Raciocino Sistêmico → Conjunto de análises a fim de entender em conjunto todas as etapas de um processo; conseguir visualizar de modo sistêmico um quadro fragmentado.

Desta forma, Senge propõe colocar em prática ações que vão de encontro a este modelo para que as tomadas de decisão não sofram interferência de caráter pessoal.

Para o autor essa é o alicerce das organizações que aprende

As 5 disciplinas abordadas, devem ser utilizadas em conjunto a fim de que haja uma reestruturação do modelo de aprendizagem. Entretanto, esta é a grande dificuldade encontrada: integrá-las, tendo em mente que o uso do conhecimento sistêmico sem o uso das demais disciplinas pode levar a uma visão limitada de objetivos sem delimitação dos meios para alcança-los, ou ideias e modelos mentais sem objetivos e visão de futuro a percorrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (571 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com