TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos dos Projetos de Inicação Científica

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Autoria: Camila dos Santos Silva Franco e Yasmim Monteiro Cordeiro

Orientador: Prof. MSc. Rogério Manhães Soares

Curso: Engenharia Química

RESUMO E FIGURA

Título da Iniciação Científica: Análise Técnica dos Óleos Lubrificantes Minerais em Aplicações de Metal Working.

        Os óleos lubrificantes minerais são originados a partir da destilação do petróleo, onde são retirados os óleos básicos, que posteriormente recebem os aditivos químicos específicos a cada tipo de óleo, que são considerados essenciais à sua formação. Os mesmos são empregados como fluidos de corte em operações de metal working, a fim de garantir a qualidade da peça, por exemplo. Dessa forma, neste projeto será realizada uma verificação dos aspectos técnicos e ambientais na aplicação dos óleos lubrificantes convencionais no metal working, com ênfase em usinagem.

[pic 1]

RESUMO E FIGURA

Título da Iniciação Científica: Aspectos Técnicos e Mercadológicos dos Biolubrificantes na Indústria Química.

        Há um crescente interesse público em lubrificantes ecológicos devido ao impacto que os lubrificantes oriundos do petróleo causam ao meio ambiente através do descarte de resíduos. Com isso, os óleos lubrificantes de base vegetal, conhecidos como biolubrificantes, tornando-se, para a indústria de lubrificante, substitutos altamente atraentes no mercado, pelo fato de apresentarem aspectos técnicos superiores ao óleo mineral, serem mais biodegradáveis, não tóxicos e não agressivos ao meio ambiente. Logo, neste projeto será realizada uma análise dos aspectos técnicos e mercadológicos da utilização de óleos lubrificantes base vegetais em substituição aos óleos convencionais nas principais indústrias brasileiras.

[pic 2]

RESUMO E FIGURA

Título da Iniciação Científica: Avaliação dos Impactos Ambientais dos Resíduos de Perfuração na Indústria de Óleo e Gás.

        Devido ao volume produzido, consequente dificuldades de gestão e a presença de contaminantes, considerando-se que as operações de perfuração possuem um potencial para produzir resíduos, tendo destaque os fluidos de perfuração e os cascalhos. Diante desses aspectos associados com a regulação ambiental mais restritiva, percebeu-se a exigência da melhoria da separação sólido-líquido e intensificou-se a importância da prosperidade na gestão de resíduos. Assim, neste projeto será realizada uma avaliação dos impactos ambientais durante a coleta de tais resíduos em operações offshore.

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (255.6 Kb)   docx (993.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com