TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ruídos Higiene e Segurança

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Aula sobre ruído – Exercícios

Exercício 1

Resolução: Com os valores fornecidos dB(A) e suas respectivas horas de exposição devemos calcular a dose de exposição, porém, para o valor de 68dB(A) devemos calcular o tempo máximo de exposição, uma vez que a norma NR15 não fornece este valor:

[pic 1]

[pic 2]

Com o valor máximo de exposição para 68dB(A) calculado podemos determinar a dose através da equação mostrada em aula e colocada abaixo:

[pic 3]

Portanto, a dose está muito acima do permitido, caracterizando a exposição como fora do limite máximo.

Exercício 2

Resolução: Como no exercício anterior, devemos determinar a exposição máxima para um valor de 75dB(A) que não consta na tabela da norma NR15, portanto devemos calcular o limite como mostrado abaixo:[pic 4][pic 5]

[pic 6]

        Com esse valor agora conhecido aplicamos novamente a equação para determinar a dose de exposição:

[pic 7]

        Portanto, a exposição supera a dose máxima permitida.

Exercício 3

Se um trabalhador fica exposto por 5 horas a 86 dBA, qual o tempo máximo que poderá ficar exposto a 97 dBA , sem exceder a dose diária? Se sua jornada é de 8 horas, a dose seria ultrapassada?

Resolução: Para determinar o tempo máximo que o trabalhador pode ficar exposto aos dois processos sem que a dose máxima seja superada, deve-se primeiro determinar o tempo máximo de exposição por 97dB(A), que utilizando as fórmulas já mostradas nas questões 1 e 2 retorna o valor de 1,50 horas. Após essa determinação utilizamos a expressão da dose da seguinte maneira:

[pic 8]

[pic 9]

        Portanto, para que o trabalho não supere a dose máxima, o processo realizado com 97dB(A) não deve ultrapassar 0,43 horas de duração.

        Caso o turno do colaborador tivesse duração de 8 horas, a dose seria de 1,47 ou 147%.

Exercício 4

Qual o nível médio de exposição que um trabalhador está submetido se a dosimetria de jornada é de 3,44 e sua jornada é de 6 horas?

Resolução: 

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

Exercício 5

Se em um dado ponto o ruído de fundo é de 82 dBA, qual o máximo valor de uma nova fonte a ser colocada nesse ponto, sem que se exceda o nível permissível para 8 horas diárias?

Resolução: O nível permissível para 8 horas é de 85dB(A), logo, como já temos uma fonte de 82dB(A) seria necessária a instalação de outra fonte de mesma intensidade para que fosse somado 3dB(A) e totalizando os 85dB(A), que é o limite de exposição para 8 horas. Portanto, não podemos adicionar nenhuma outra fonte superior a 82dB(A), fontes de menor intensidade não serão suficientes para superar o valor limite de 85dB(A), quando somadas de acordo com a tabela de combinação de fontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (550.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com