TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SANEAMENTO X SAÚDE PUBLICA EM SALVADOR

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

SANEAMENTO X SAÚDE PUBLICA EM SALVADOR

O saneamento básico é o conjunto de medidas, que visa preservar e modificar as condições do meio ambiente com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças. O saneamento está relacionado com o abastecimento de água potável, limpeza urbana, coleta de lixo e tratamento de esgoto.

Atualmente, de acordo com pesquisas realizadas, cerca de 99% da população de Salvador tem acesso a rede de distribuição de água e cerca de 85% a rede de esgoto. Apesar dessa porcentagem ser alta, Salvador não possui um sistema satisfatório, visto que muitos bairros ainda não possuem um sistema de esgotamento e abastecimento de água, ou seja, uma população como Salvador, 1% significa aproximadamente 30 mil pessoas que não tem acesso a água.

A falta de saneamento tem causado vários problemas para a população, como doenças por veiculação hídrica, que são geradas através de esgotos que correm a céu aberto e também por poluição dos mananciais.

Segundo o IBGE, pelo menos 100 mil pessoas em Salvador convivem com esgoto a céu aberto no entorno do domicilio. Tal cenário tem ligação direta com indicies relacionados à saúde pública. Além disso, os rios em salvador encontram-se em situações precárias, com alto percentual de poluição.

Com saneamento inadequado, doenças são proliferadas, e podem ser de cunho: feco-oral(diarréias e hepatite), de contato com a água (leptospirose), higiene (conjutivite) e proviniente de insetos (transmitidas pelo Aedes Aegypti). Em Salvador, essas doenças têm ocasionado um número alto de mortalidade e morbidade e ocorrem com mais freqüências em épocas de chuvas, onde os alagamentos na cidade são constantes.

A água da chuva não teria maiores problemas se não estivesse em contato com fontes contaminadoras. Com a cidade alagada, todo o lixo acumulado nas ruas se mistura com o esgoto e as águas pluviais.

Outro fator importante, que ocasiona as doenças, são os descartes de lixo de qualquer maneira, a falta de educação de boa parte da população ajuda na contaminação dos rios, visto que muitas pessoas ainda descartam seus lixos junto a rios, a bueiros e em horários não apropriados. O problema não é apenas da falta da educação, mais em muitos locais não existem uma coleta de lixo adequada.

Sabe-se que o saneamento é de vital importância para proteger a população das doenças. Quanto mais investimentos com saneamento, menores são os gastos com a saúde publica e menores são os índices de mortalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com