TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento Basico

Por:   •  21/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

1. Descreva o objetivo do tratamento de águas residuárias (esgoto doméstico)

R= O objetivo do tratamento de águas residuárias é a remoção de matérias orgânicas, inorgânicas e microorganismos patogênicos que se encontram dissolvidos e em suspensão na água, podendo ser removidas através de processos físicos, químicos ou biológicos. E após adequar as águas residuais à qualidade requerida é realizar descarga no meio receptor (mananciais, rios, lagos).

*Descreva:

3. Operações físicas unitárias

R= São métodos de tratamento no qual predomina a aplicação de forças físicas. Exemplos: Gradeamento, mistura, floculação, sedimentação, flutuação, filtração a vácuo, transferência de calor, secagem.

4. Processo Químicos Unitários

R=São métodos nos quais a remoção ou conversão dos contaminantes ocorre pela adição de produtos químicos ou devido a reações químicas. Exemplos: precipitação química, transferência de gases, adsorção, desinfecção, combustão.

5. Processos Biológicos Unitários

R= São métodos nos quais a remoção de contaminantes ocorre por meio de atividades biológicas. Exemplo1: Ativos biológicos que realizam a coagulação e remoção de sólidos coloidais, não sedimentáveis, e também tem como objetivo a decomposição de materiais orgânicos através do metabolismo celular. Processos esse são importantes no tratamento pois fundamenta-se no aproveitamento do trabalho natural de biodegradação dos microorganismos para a estabilização da matéria orgânica.

6. Cite exemplos de processos químicos unitários

R=

• Precipitação química: Adição de produtos químicos.

• Transferência de gases: Adição ou remoção de gases para melhorar a eficiência do tratamento.

• Adsorção: Remoção de substâncias solúveis que se encontram em solução numa interface conveniente.

• Desinfecção: Destruição de patogênicos através de ação química de desinfetantes (cloro).

• Combustão: Incineração do iodo para promover a redução de volume e peso, produzindo resíduo inerte e sem odor.

7. Explique a principal finalidade da remoção de sólidos grosseiros no pré-tratamento.

R= O pré-tratamento tem como principal finalidade de remover as substâncias fisicamente separáveis dos líquidos ou que não se encontram dissolvidas, ou seja, visa retirar da água sólidos grosseiros ou separar quantidades excessivas de líquidos orgânicos, como óleos e graxas. Através de gradeamento, peneiras estáticas, peneiras móveis, os sólidos são separados da água. Através das caixas de gordura (domiciliares ou coletivas), decantadores, tanque aerado ou separador de óleo são separados os óleos e graxas da água.

8. Como é a classificação dos sistemas baseado na eficiência das unidades?

R= Existem quatro graus de classificação do tratamento: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário.

9. Descreva o objetivo da caixa de areia e da calha parshall no âmbito de tratamento de águas residuárias (esgotos domésticos)

R=

• Caixa de areia: Tem como objetivo a remoção de areia através de sedimentação, sem que haja remoção conjunta de sólidos orgânicos.

• Calha Parshall: Tem como objetivo medir a vazão do fluido através da correlação com o nível do liquido, além de controlar o fluxo a montante. Em alguns caso é durante a passagem do liquido na calha parshall que se adiciona produtos químicos para tratamento.

10. Explique a diferença entre Lagoa Facultativa e Lagoa Anaeróbia

R=

• Lagoa facultativa: A DBO solúvel e finamente particulada é estabilizada aerobiamente por bactérias dispersas no meio líquido, ao passo que a DBO suspensa tende a sedimentar, sendo estabilizada anaerobiamente pelas bactérias no fundo da lagoa. O oxigênio requerido pelas bactérias aérobias é fornecido pelas algas, através da fotossíntese.

• Lagoa Anaeróbia: A DBO é em torno de 50% estabilizada na lagoa anaeróbia (mais profunda e com menor volume), enquanto o DBO remanescente é removida na lagoa facultativa. O sistema ocupa uma área inferior ao de uma lagoa facultativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com