TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigme

Exames: Seis Sigme. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  258 Visualizações

O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na década de 80. Hoje acabou se tornando uma estratégia adotada por várias empresas para aumentar a competividade através da melhoria da qualidade e da produtividade, ou seja, o princípio fundamental do Seis Sigma é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos ou serviços, por isso, que o Seis Sigma é considerado uma estratégia gerencial de mudança.

Sigma (σ) é o símbolo utilizado para apresentar o parâmetro de dispersão chamado de desvio padrão, por isso, que quanto maior o valor sigma de um processo, maior é a sua variação.

Existem duas práticas que asseguram o desempenho de Seis Sigma, a CTQ (Critical to Quality), que nada mais é que os Requisitos Críticos para a Qualidade, ou seja, são os requisitos de desempenho definidos pelo cliente para um produto ou serviço. O CTQ deve ser estabelecido pelo cliente e ter as seguintes características: ser mensurável e ter a especificação com tolerância permissível. A outra prática é a utilização da metodologia do processo de melhoria, mais conhecida como DMAIC, que significa definir, medir, analisar, melhorar e controlar.

Hoje o processo de Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para a melhoria da lucratividade de qualquer empresa, sem levar em questão seu porte.

...