TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequencia didatica

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

JECIELE MARRETO MORO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

PROFESSOR: MICHEL CORCI BATISTA

CAMPO MOURÃO  - PR

2015

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

DISCIPLINA DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

RESUMO

A aplicação da sequência didática de resistência dos materiais em uma turma do primeiro ano do curso Técnico em Edificações do Colégio Estadual de Ensino Profissionalizante Pedro Boaretto Neto. A sequência didática foi planejada em três momentos pedagógicos, estabeleceu o tema de introdução sobre o que trabalha a disciplina resistência dos materiais e conceitos básicos de forças atuantes em estruturas de construção civil. Na sequência, debates sobre a aplicação do que a disciplina vai proporcionar e discussões de como são aplicadas as forças nas estruturas.

INTRODUÇÃO

A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que agem no interior do corpo. Envolve o cálculo das deformações do corpo e proporciona o estudo de sua estabilidade quando sujeito a forças externas.

        A matéria tende a proporcionar ao estudante, através de figuras a habilidade de análise e projeto de interpretar uma estrutura sujeita a diferentes carregamentos e saber determinar as tensões e deformações que dada estrutura está apresentando.

CONTEÚDO

        O trabalho será dividido em dois momentos (duas aulas):

- 1º momento: apresentação do que é a disciplina de resistência dos materiais e de como ela vai atuar em uma estrutura, mostrando o que vai ser trabalhando ao longo do curso;

- 2º momento: mostrar os conceitos básicos de forças atuantes em estruturas de construção civil trabalhando com as forças aplicadas na estrutura: Força de Compressão; Força de Tração; Força de Flexão; Força de Torção; Força Cortante ou Cisalhamento. Tratar sobre como cada uma atua em uma estrutura e demostrar com figura e ao final apresentar um vídeo.

OBJETIVO

O principal objetivo da disciplina de resistência dos materiais é desenvolver no estudante a habilidade de analisar um certo problema e através dele aplicar uma solução para o que se tem entendido. Proporcionar ao aluno uma maior compreensão do conteúdo apresentado com a realidade a ser encontrada em uma obra. Aplicar os conceitos apresentados na resolução de problemas e Diferenciar as diversas forças: Compressão, tração, flexão, torção e cortante ou cisalhamento.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E SEQUENCIA DIDÁTICA

Adota-se a metodologia de apresentação clássica dos tópicos a partir de material didático extraído da literatura disponível, apresentada utilizando projetor e incentivando a participação dos colegas na interação disciplina. Sempre que possível os assuntos serão relacionados com situações reais encontrados em canteiro ou em etapas de projeto, buscando a ação na discussão dos problemas.

1 – O que é resistência dos materiais?

É o estudo da resistência dos materiais é proporcionar ao estudante e o profissional formado os meios que habilitem para a análise e projeto de várias estruturas de maquinas, sujeitas a diferentes carregamentos.

A análise e o projeto de uma dada estrutura implicam a determinação das tensões e deformações. Ao longo de toda a disciplina iremos ver o conceito de tensões e de como elas se apresentam em uma estrutura.

2 - Forças aplicadas na estrutura

Abordagem de como cada uma das forças aplicadas em uma estrutura trabalha e é apresentada no decorrer do tempo de uso da estrutura.

Força de Compressão:

A compressão ocorre quando a força axial (ou normal) aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o interior da peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (150.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com